Potencial Hidrogeniônico nos cosméticos capilares e químicas.


O cabelo é uma estrutura viva nasce no bulbo capilar, a principal proteína é a queratina que é constituída por uma grande grupo de aminoácidos, o fio é dividido em 3 partes, sendo:


  1. Cutícula: Camada externa do cabelo divididas em 12 camadas sobrepostas que protegem a estrutura do fio; 
  2. Cortéx: É onde sofre as alterações impostas por nós, o que faz seu cabelo mudar a medida que faz uso de produtos neles, como alisar, enrolar, molhar, modelar; 
  3. Medula: Parte central do fio, não modifica em nada a estrutura do fio, alguns não a possuem e não diferem de outras cabelos. 
O cabelo, unhas e corpo já são considerados com teor mais ácido é estudando o ph (potencial hidrogenionico) que vamos encontrar o shampoo adequado e não correr o risco dele ficar eriçado. O ph indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução, nesse caso vamos verificar o ph do shampoo.

pH do cabelo 

Em uma escala de 0 a 14, temos o ph dos cabelos entre 4,0 e 6,0 é sabendo disso que seu cabelo ganha com o uso do shampoo certo e que não faça o efeito contrário ao desejado, a controvérsias em questões "numéricas" do ph para shampoos, no mais é correto afirmar entre as descritas e pesquisadas, que estando a numeração entre 4,5 até 6,0 ele não fará o efeito contrário vai ter a acidez necessária para deixar os fios "naturalmente" saudáveis como a própria estrutura celular dele.

pH do shampoo

Em cosmetologia o ph do shampoo utilizado deve ser até 6,1 para que as escamas do cabelos não fiquem porosas, então estamos certos sobre o enquadramento na escala citada acima. O ph neutro que esta no meio da tabela de escala que é o 7,0 não é o ideal para seu cabelo.

pH do condicionador

Para condicionadores o certo é inferior a 4,0 e potencializado com ativos para o cabelo, que tem o ph 3,0- 3,5 que é o que faz a regeneração do fio, para cabelos especialmente tratados com alisamentos, escovas.

pH dos finalizadores

Finalizadores, cremes de pentear e leave-in (leave-on) podem chegar até 4,5 na escala pra ter efeito totalmente anti frizz, onde a estrutura capilar tenha sua forma menos reativa, até como já demonstrei nesse post quando testei o produto da Empresa Zinia Cosméticos, clique aqui.


É importante saber que nem o shampoo mais acido como o mais alcalino farão efeito desejado no seu cabelo, de um lado pode ficar rebelde e seco de outro com pontas duplas o melhor é o shampoo levemente ácido o que esta na escala entre 4,5 e 6,0.

É usando o produto adequado que as cutículas vão ser fechadas e a fibra capilar reestruturada. Temos também que dar atenção ao valor do ph do produto agregado ao sulfato que ele contém, assim como vimos no post "sal"ada no cabelo, menos sulfato e zero sal melhor resultado para o cabelo, já que espuma não esta ligado com qualidade do shampoo.

pH das químicas

Assim que entram as transformações químicas da estrutura capilar promovendo a mudança definitiva ou semi definitiva podendo deixa-lo lisos ou ondulados, independente da raiz do cabelo ser tendenciosa ao liso (como a raiz redonda) ou crespos (que tem a raiz achatada).

Os hidróxidos (ativo dos tratamentos químicos) agem com phs de 10 a 13,0 isso requer atenção de um profissional é indicado para cabelos afros, étnicos e com raiz crespa por ter uma forte ação na desestruturação dos fios, e com o "enluvamento" permitem os fios lisos intensos. Agem com agua oxigenada de 10 volumes.

Outro ativo usado em tratamentos capilares e que tem seu ph modificado é o tioglicolato, exigem neutralização química, são resultantes da reação de um acido (tiglicolico, glicolico), sua ação é de oxi-redução agem em phs como 6,0 a 9,5 são mais fáceis de trabalhar, podem ser aplicados diretamente no couro cabeludo sem protetor, é indicado para cabelos volumosos e armados com raiz ondulada e cacheada e cabelos claros, é compatível com agua oxigenada de 40 volumes.

Antes mesmo que faça qualquer tipo de tratamento e modifique a estrutura dos fios sempre peça ao profissional o diagnóstico dos fios para evitar queda capilar ou incompatibilidade com outras químicas do cabelo.

A escolha do shampoo, do condicionador e leave-in tendo em vista os valores do ph vão fazer diferença nos seus cabelos, assim como também as quimicas e tratamentos que se dispõe em fazer e que vão modificar a estrutura dos fios de acordo com o ph contido nos produtos. Por isso a ajuda de um profissional nas quimicas é indispensável.

O que a gente não aprende quando o assunto é beleza né gente, vamos nos certificar de que coisinhas básicas, como olhar o ph do shampoo e o "sal" vão fazer uma diferença enorme na lavagem!!

Fonte: Lokelani

Beijos

15 comentários

  1. Adorei as dicas!
    bjusss!
    Esperando vc lá no blogg!
    roberthamedeiros.blogspot.com
    twitter @dMSRobertha

    ResponderExcluir
  2. Conhecia isso não o_o
    Aliás, nem ligo muito pra cabelo =x
    Sou meio preguiça pra cuidar SDUHSADHUSADHUASHUD!
    Mas adorei saber mais!
    Biejão flor

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucy!
    Os Posts estão se sofisticando, hein? O de hoje foi uma aula!
    Lila Czar
    http://seviracom30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ola amigas TOP, eu fico tão admirada quanto vocês a cada descoberta, mas são coisas que vale a pena passar, hoje muitos shampoos já colocam o ph o que fica muito fácil pra gente não errar!
    Bjs
    Lucy

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Lila uma aula profissional!!! Passei para te deixar uma abraçãoooooo!!!

    COISAS DI KAROL

    ResponderExcluir
  6. eee LUCY.. O BLOG DO CONHECIMENTO.. NOSSA...

    Eu não ví seu nome lá no sorteio do mês corre lá. bjs

    ResponderExcluir
  7. Re é para sua irmã que errou na compra do shampoo, agora não erra mais, pede pra ela olhar o ph!

    Ju tem certeza? Eu não me inscrevi? Vou la já!

    Bjs
    Lucy

    ResponderExcluir
  8. oiii, obrigada pela visita no meu blog!! ah vc consegue carimbar sim! eu com mto treino to ficando expert!

    to pasma com a materia!! arrasou!! eu sempre compro produtos indicados pela cabeleleira e nunca me atentei a isso... valeu msm a dica!

    bjao!

    ResponderExcluir
  9. Amei o novo layout!!!!
    Não conheço essa marca adorei a dica!!!

    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lucy! Adorei o post!
    Quanto mais a gente entende os detalhes, melhor a gente se cuida! :D

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi Lila, seja bem-vinda, o importante também é entender o ph dos produtos que usamos.

    Obrigada Tamires, é importante a sua opinião!

    Ola amiga Lyra, eu concordo quanto mais a gente sabe menos erros a gente comete!

    Bjs, volto amanhã com sorteios amigos!
    Lucy Viana

    ResponderExcluir
  12. Lucy, nem me fala desse cigarrete, tô louca atrás e ainda não achei...=/
    To ficando desesperada já...rs

    beijooo

    www.coisasdebeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, flor!
    Nossa! MUITO bom esse post! Ainda bem que deu tempo de eu ler sem você mudar! Não sabia qual o melhor pH para os cabelos.... Adorei!
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Oi Lucy, querida,
    Me desculpe por não ter vindo antes aqui, como vc sabe viajei e estou ainda colocando a casa em ordem, tanto a virtual como a real.
    Vi o post em que vc citou o meu bloguito e fiquei muito feliz. Obrigada!
    Hj é dia de lavar os cabelos e segurei um pouco para fazê-lo, pois estive em Poços de Caldas e a água de lá é sulfurosa, boa par "n" coisas mas acaba com cabelos com química! Ressecou que virou um pau! Hj vou dar um trato nos coitadinhos.
    Que sorte vc tem de morar em lugar de praia! Adoro água...
    Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oie! ^.^
    Nossa! Qta coisa q a gente nem imagina, né!
    Super mara as dicas!
    Beijinhos!
    Alê

    ResponderExcluir

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana