Cabelo que sai fumaça com descolorante: Porque acontece ?

sai fumaça com descolorante


Oi gente! Tão boas? Não vamos esquecer de algumas coisas básicas na química da descoloração, só pra garantir que vai dar tudo certo no verão, e não o cabelo vai sair fumaça com descolorante!! 😲


Mesmo sabendo que não sou profissional, muitas meninas perguntam pra mim sobre químicas de progressivas e descoloração, é troca de experiência, é muito mais fácil seguir alguém que usou produtinhos de mercado e depois fazer em casa.

Como não sei tudo sobre químicas sempre chamo algum profissional pra me ajudar a responder as leitoras aqui. E nessa questão de cabelo que sai fumaça com descolorante (que foi uma dúvida de uma cabeleireira), quem vem dar a resposta e um help aqui para as leitoras é a Adriana, técnica química da Lokelani.

A Dúvida

A dúvida enviada por email era sobre isso: Cabelo que sai fumaça com descolorante


Resposta da Adriana:


Cabelo que sai fumaça com descolorante:


Para descolorir você mistura a água oxigenada ao pó descolorante; faz a misturinha, e esta misturinha cremosa será a responsável por retirar a cor dos fios.

Deixando uns 30 minutos, essa mistura, de pausa no cabelo, já é o suficiente.

Não adianta deixar muito tempo porque não aumenta o clareamento, deixar 30 minutos clareia um tanto, e deixando 50 minutos clareia pouca coisa a mais; porém deixar 50 minutos destrói muito, mas muito mais o cabelo do que deixar apenas 30 minutos; portanto informe suas leitoras que apenas 30 minutos é suficiente!!!

Entenda sobre a água oxigenada;

Cabelo que sai fumaça com descolorante

Veja essa matéria sobre a descoloração:

Cabelo que sai fumaça com descolorante


Bom, voltando… essa misturinha, depois de pronta solta um vapor, que é o produto da reação do pó com a oxigenada. O gás que evapora – produto natural da reação – não tem cor, nem cheiro e nem odor. O certo seria aplicar a misturinha nos fios e NÃO abafar no papel alumínio e MUITO MENOS passar o secador em cima.

Não tem nada a ver a conversa de que isso acelera o clareamento ou que ajuda a clarear mais. Pode perceber o cabelo quente porque a reação do pó com a oxigenada é uma reação exotérmica, ou seja, libera calor e a fumaça é exatamente produto natural da reação que deve sair pro ambiente.

Sai fumaça com descolorante no alumínio


O pior disso tudo: o alumínio com o fio do cabelo pode facilmente fundir no fio do cabelo com a presença de calor excessivo. Ou seja, pega um cabelo que está lá esperando descolorir, enrola no papel alumínio, seca com o secador: pronto o cabelo vai grudar pra sempre no alumínio!!!! E não tem como soltar!!!! Aliás já leram pra fazer isso em alguma embalagem de pó descolorante ou embalagem de água oxigenada?!?! Não!!!

Portanto, pode descolorir o cabelo sem enrolar no alumínio e sem aquecer (jamais!) que não vai fumaçar.

Teste de Mecha


Peça pra ela não esquecer de fazer um teste de mecha antes, já que ela diz que o cabelo quebra facilmente.

Precisa verificar quantos minutos o fio vai aguentar ficar com o descolorante sem quebrar e caso o tempo não seja o suficiente pra ela chegar na cor que quer, ela deve tratar e hidratar o cabelo primeiro com MIRACLE DEEP NANO TREATMENT (queratina com sericina e outros ativos) até os fios ficarem fortes o suficiente pra aguentar o tempo necessário de descoloração.

Só tenho que agradecer a Adriana mais uma vez pelo comprometimento das informações para as leitoras do Blog.

Atualizando com Plex


Há um tempo atrás, uns 4 anos, não tinha essa coisa de Plex, de misturar nas descolorações. E se tinha química emborrachava, e se tinha progressiva também. Quando não dava corte químico.

Mas tem uma coisa sobre o Plex... Mesmo sendo efetivamente bom para descoloração, alguns profissionais já dizem que ele não vale a pena por conta de não "abrir" a cor como esperam. Assim, os produtos plex funcionam para graus baixos de clareamento. Porém é sim uma garantia de menos quebra e danos.


Beijos

Este conteúdo é original de PnC

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana