Oi gente! Tão boas? Sabe que ando postando mais receitas caseiras que antigamente né? Isso porque tenho visto várias receitinhas que dão vários benefícios com os ingredientes aliados. Até aí tudo bem, o problema mesmo só acontece quando existe um exagero das receitas caseiras. É sobre esse exagero e alguns cuidados que quero falar.
Tudo em excesso é prejudicial. Com as vitaminas, com as proteínas e queratinas e com as receitas caseiras não seria diferente.
Claro que não passei por nenhuma situação que envolva organismo e pele pra fazer o post, mas tenho assistido bastante o dr. Lucas Fustinoni que fala sobre receitas caseiras e medicina capilar, e ainda coloca vários fatos sobre isso, incluindo se elas funcionam ou não.
👉Já coloquei vídeo dele aqui numa receita;
Saber o que é certo e errado
O que mais tenho visto é que muitas dessas receitas tem seus benefícios, e inclusive tem realmente efeito, porém além de alguns fatores conclusivos é o exagero das receitas caseiras que não fazem bem!Minancora, óleo de coco, limão, bicarbonato e vinagre. Muitas dessas receitas já passaram pelo crivo do Dr. e com razão!
O apelo dos vídeos do dr., embora muitas parecem não gostar, tem coerência.
Pela vista cientifica temos que saber o que acontece a longo prazo com essas receitinhas e o que podem fazer com o uso exagerado. É aquela coisa de saber o que é certo e errado. E o que da certo não exagerar na dose.
Simples e todo mundo fica feliz.
Sobre o Bicarbonato e Vinagre
O bicarbonato é utilizado em muitas receitas pra pele e para o cabelo.E não vou deixar de colocar esse apelo aqui porque afinal de contas, eu também passo a dica.
Veja as receitas com bicarbonato aqui:
Nas duas receitas que coloquei acima são colocados os cuidados e quais cabelos podem fazer essas receitas caseiras.
Também é considerado no post que fiz, que o cabelo pode sim ficar ressecado com a receita por conta do pH alcalino. Passei os cuidados exigidos na receita.
Mas o Dr. fala em pH básico Lucy!
O pH básico é uma solução alcalina meninas.
Considerando que o cabelo tem a base ácida, e o sal aliado com o shampoo pode ter alteração de pH, então junto com o shampoo, por exemplo, o bicarbonato pode se tornar extremamente alcalino.
Lembra desse post que fiz sobre o que podemos misturar no shampoo?
Então fica óbvio que quebrar o fio pode ser uma condição do uso do Bicarbonato no cabelo. Especialmente se o cabelo estiver danificado.
Sobre funcionar do jeito Errado
👍Pois é. Utilizamos o bicarbonato pra limpar a cor, e como ele abre as cutículas isso ainda é possível!Porém ele não remove resíduos do cabelo, não funciona como um higienizante. E isso podemos levar daqui a diante como não utiliza-lo.
O fato dele abrir as cutículas não o promove como agente de limpeza profunda.
No caso da pele
O Bicarbonato também pode ter efeito clareador em algumas manchas na pele, e tudo por conta do pH que é alto e da pele é ácido.Porém, o efeito prejudicial está no exagero das receitas caseiras.
Assim como pode causar danos ao cabelo também pode ser “abrasivo” na pele causando irritações e até mesmo machucando a pele.
Mas em contrapartida, a pele se da melhor com pH ácido, e no caso do vinagre de maçã que tem o pH ácido ( e segundo o próprio dr comenta em vídeo explicativo) que o vinagre tem ácidos compostos num peeling facial.
Então, troca uma coisa por outra. Ou faz receita de vez em quando e não exagera na dose.
Afinal, não são ingredientes específicos pra pele ou pra cabelo né?
Ouvir os dois lados e pesar os prós e contras é o que nos mantem sem problemas com essas receitinhas caseiras.
Ninguém ta dizendo que é ruim usar. Mas tem que tomar cuidado pra não exagerar porque muitas dessas dicas podem causar problemas!
Beijos
Boa semana meninas!
Este conteúdo é original de PnC
Nenhum comentário
Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana