Resguardo - 40 Dias sem Lavar o Cabelo

Resguardo

Oi gente! Tão boas? Me diz como foi o resguardo de vocês – Ficaram 40 dias sem Lavar o Cabelo no Pós parto? – É verdade ou é mentira que todas as mulheres têm que fazer isso?


Essa fase de recuperação do pós parto, o resguardo, é uma fase muito delicada para a mulher. Exige cuidados das pessoas próximas para evitar o estresse com a mudança drástica de vida e dos hormônios.

Pode até ser coisa de vó essas histórias, mas também respeitamos as coisas de vó, ora, já não falamos aqui também das fases da lua para cortar o cabelo? Do chá de camomila? Da Babosa? Muita coisa surgiu de muito tempo atrás!

Crer ou não Crer, eis a questão!

A crença é aquilo que se acredita por conta de fé ou de alguma coisa além disso, como valores e costumes. A crença pode não ser propriamente uma verdade no resultado, mas sempre vem de algo lógico. E vem de anos, muitas vezes é passado como herança no seio familiar. Significa que algumas pessoas acreditam nisso sim, e ainda fazem o que é indicado pela matriarca da família.

Por isso, nem sempre é uma questão de crer ou não. É como religião, cada um responde a sua fé da maneira que sente ela. Nesse caso, não tem discussão.

Se a pessoa não quer passar embaixo da escada, ou se quer cortar o cabelo nas fases da lua, ou se prefere ficar 40 dias sem lavar o cabelo no pós parto é uma escolha pessoal e única.

As crenças são superstições que podem abalar a fé, de modo que, exige-se o mínimo de cuidado para fazê-la, para não obter um mau presságio após o parto.

O Resguardo não é Crença não!

Embora o foco aqui no post seja a lavagem do cabelo, não vamos esquecer dessa fase após o parto não é meninas?

Há sim um grande fator emocional nesses 40 dias que mexem totalmente com nossa cabeça, e até depois, durante meses, e lavar o cabelo nos primeiros 40 dias ou não é apenas um detalhe a parte. No resguardo muita coisa deve ser levada a sério, justamente para que a recuperação seja no tempo certo.

Fazendo ou não as crenças pós gestação, tem que tomar cuidado. É a mudança no corpo, é a responsabilidade, é a expectativa dia após dia. 




Puerpério na Pele

Puerpério, também chamado resguardo ou quarentena, é o nome dado à fase pós-parto em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas. (wikipédia)

A crença começa com um sentido lógico. Os 40 dias da fase do resguardo, é o tempo que a mulher tem para voltar seus órgãos que foram aumentados e alterados, além da psique emocional que fica alterada por conta das mudanças hormonais.

Vê aqui na Revista +30 Indicações do que pode ou não fazer no resguardo.
Como não trazer o vídeo da Ju Goes? Que fala dessa fase com experiência recente:





Meu Resguardo?


Viu só a experiência da Ju? Eu não chorei, mas também não dei os primeiros banhos, nem na Flávia e nem no Murilo, porque eles eram tão pequeninos gente!! Morria de medo. Quem fazia isso era o pai e a sogra, e minha mãe, a tia, eu no fim só dei mesmo depois de uma ou duas semanas. Eu tinha medo.

Fui sortuda porque a Flávia nunca chorou de noite nem de madrugada! O pediatra dizia que eu tinha que acorda-la pra dar mama, mas ela não acordava não! Já o Mu mamava uma vez a noite e depois só de manhã.

Mantive cuidados de não mexer no cabelo com químicas, descansar, amamentar sossegadamente, comer nutrientes necessários. Mas eu lavei o cabelo quase todos os dias.


Lavar ou não Lavar os Cabelos?

Uns falam que não pode lavar durante 13 dias por conta de não parar o sangramento por conta de acontecer algum problema. Outras que não se deve lavar os cabelos porque pode dar uma dor de cabeça que vai ficar contigo o resto da vida, porque o sangramento sobe pra cabeça.


Há explicações de época que dizem que essas crenças antigas se dava ao fato de na época não existir shampoo e muitas mulheres lavarem sua cabeça com sabão que tem ingredientes que podem causar mal estar às mulheres no pós parto.


Independente de crença, realidade científica ou época, isso depende de cada pessoa.
Eu mesma lavei quase todos os dias, porque me sentia bem dessa forma e não tive dores de cabeça;

Também conheço pessoas que ficaram 40 dias sem lavar e apenas usando talco de bebe no cabelo.

Lembrando que de fato as sujidades no cabelo podem trazer coceiras e problemas além disso no couro cabeludo… se não passar ao menos um lenço umedecido ou toalhinha umedecida, algo assim, no fio vai ganhar problemas a mais, desnecessários nessa fase de pós parto.

Se essa crença interfere na sua rotina, se esta em dúvida, converse com seu médico, pergunte sobre isso, ele vai poder te auxiliar sobre todas as coisas nesse momento.

Beijos
Bom Feriado meninas!

Este conteúdo é original de PnC

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana