Os graus de porosidade.

graus de porosidade

Oi gente! Tão boas? Mas a conversa é boa... Não há maior entendimento de uma mulher sobre seu cabelo quando o assunto é porosidade. Mas os graus de porosidade você conhece? Sabe o que é, como tratar, ou até como fazer o teste da porosidade?

Não precisamos de muito texto e aula didática pra entender que cabelo poroso a gente sente na mão mesmo, e junto com ele a falta de massa capilar, o frizz, a falta de brilho e o volume fora do normal e indomável!

O cabelo poroso é todo aquele que não consegue reter agua no fio, é difícil de transformar. É verdadeiramente o maior vilão das mulheres!

Atinge a todas sem distinção de cabelo, não são só os descoloridos, com químicas de progressivas, alisamentos, existe nos cabelos secos, rebeldes, com muitas escovas e chapinhas diárias, e tem até em cabelo virgem…

Aparece no cabelo com o próprio desgaste natural, pós química, pós escova, nas agressões externas e quando muito poroso não absorve nada. O cabelo perde massa principal (queratina), perde estrutura na falta de tratamento e manutenção. E sem a manutenção devida para proteger o fio tudo que há nele de proteínas e vitaminas se perde e este cabelo quando chega nesse ponto de porosidade elevada de sensibilidade extrema o caso se torna grave, ou melhor dizendo… quebradiço..




Os graus de porosidade se classificam em baixo, moderado e alto.


graus de porosidade

Grau de Porosidade Baixo


O grau mais baixo de porosidade é nos cabelos virgens. Sim!

O cabelo virgem que não tem nenhuma química, nem colorações ainda assim sofre com as agressões externas.

Esse tipo de cabelo não é por todo desestruturado, pelo contrário suas cutículas não foram tão “agredidas” são mais seladas, mantem mais o brilho e a umidade natural. Por isso também não absorvem os tratamentos como um cabelo danificado (não estranhe se ver uma mascara super poderosa dando errado num cabelo virgem!).

Também por sua estrutura mais fechada (escamas do fio que protegem o córtex) precisam de mais tempo para atingir o resultado esperado quando o assunto é químicas.

Nesse cabelo parece que qualquer produto da efeito, principalmente os mais hidratantes (para quem não tem raíz oleosa que precisa de produtos específicos).

Produtos como Seda, Novex, Head & Shoulders, Dove e Elseve pode realmente ser eficaz e uma só mascara profissional utilizada para nutrir e reparar pode fazer efeito se usada 2 vezes na semana sem mais nada a acrescentar.


graus de porosidade


Grau de Porosidade Moderado

O grau moderado do cabelo poroso é aquele meio termo, nem todo danificado e nem virgem tendo suas cutículas seladas.

Aqui os danos são poucos visíveis mas existem de uma maneira geral nas extremidades, nas pontas por causa de chapinha, escovação, e outras agressões sem devida proteção ou manutenção do fio.

As mascaras comerciais, semi-profissionais fazem sucesso nesse cabelo, marcas como Haskell, Acquaflora, Bio Extratus, Amend podem suprir as necessidades de acordo com o que o cabelo precisa, nesse cabelo mascaras profissionais como Truss, Probelle, Inoar, Ervas Naturais dão um show de tratamento seguro e eficaz.


graus de porosidade


Grau de Porosidade Alto

O grau alto, ou extremamente alto, nós, loiríssimas, descoloridas e com químicas sabemos muito bem disso, principalmente quando os danos são constantes!

O cabelo com as cutículas abertas por danos extremos não segura nada de hidratação, o pouco que ele absorve ele perde.

É rebelde, difícil de domar, fica bom em um dia e no outro precisa de novo tratamento, alguns danos são até irreparáveis pelo cabelo desestruturado, desalinhado, com cutículas esburacadas e difíceis de reconstruir.

Quando dissemos que um cabelo é um tecido morto, não significa que ele não possa ser reparável, dependendo do grau, ou do estrago no fio a solução é só a tesoura, qualquer outro produto que se sobreponha a um cabelo sem massa e desgastado não terá total efeito pois ele não irá absorver o que já perdeu de mais importante, ou de outra maneira não irá absorver o que precisa naquele momento.

Nesse tipo de cabelo todo tratamento é sempre bem vindo principalmente quando é possível a selagem das cutículas.

Produtos como Blindagem ou queratinização da Néctar, Queratina peptídica da Lokelani, CPR, Redken, Joico são excelentes para o fio dando resultados visíveis logo após o uso, não significa que não poderá ser tratado por qualquer outro tipo de mascara, pode sim, mas vai precisar de queratina liquida além de outras vitaminas e proteínas em ampolas apara acrescentar o que o cabelo mais precisa, e que tem perdido constantemente.

Achei legal atualizar a matéria com o vídeo da linda Vivi que mostra como fazer o teste da porosidade.



A Vivi é profissional e tem blog aqui e esse aqui é o canal do youtube que sempre passa dicas.

Amanhã coloco as máscaras essenciais para os cabelos mais porosos.

Beijos

Este conteúdo é original de PnC Os graus de porosidade. 

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana