Como acabar com as Caspas?

Como acabar com as Caspas? Foto: Reprodução

Oi gente! Tão boas? La na pesquisa do Blog também teve leitoras perguntando de como acabar com as caspas (se não fez a pesquisa ainda clica aqui), e realmente é uma dica que nem é muito dada por aqui, porque o assunto é um só, e tratamento e cuidados você pode ter direto com seu médico.


É mais viável tratar direto com dermatologista porque muitas vezes o problema vem da alimentação e hábitos ruins com o cabelo ou próprio couro cabeludo mesmo.

Pra quem fez progressiva e acabou com casquinha no couro cabeludo o assunto é outro ta? Lê aqui. Essa descamação é de produto químico aplicado direto no couro cabeludo, não é ocasionada e nem agravada com hábitos e a alimentação não interfere nada como a caspa. Casca de progressiva vai saindo conforme as lavagens diferente da caspa que é um estado do couro cabeludo que nem sempre é temporário (mesmo usando tratamentos) normalmente acontece com diversos fatores que vamos comentar agora.

O que é a Caspa?

É uma descamação que acomete o couro cabeludo, mas geralmente é sem maiores problemas, sendo secas e fáceis de higienizar, noutras vezes pode parecer mais intensa e causar problemas de irritações no couro cabeludo devido sua própria formação de caspas.

Não tem cheiro, e não aparece tanto com as escovações. Mas o toque no cabelo pode fazer com que esse simples probleminha vire um problema de estética e até auto estima! Porque a caspa quando intensa cai por todos os lados, as vezes até mesmo sem tocar o cabelo ela aparece no fio, e na raiz é visível tanto quanto seus “flocos” na roupa escura!

Tem várias causas, mas muitas dela e a mais comum é do próprio cabelo e a oleosidade!
 

Caspas causa Queda Capilar?

O que causa a queda capilar não é propriamente a caspa, mas quando esta intensa que “fixa” no couro cabeludo e ficam mais grossas, a parte do couro cabeludo fica sensível enfraquecendo o folículo e podendo ocasionar queda por tração ou por sensibilidade.

Sonia Corazza (Tricologista) explica que a seborréia (caspa) também pode acontecer numa pré-calvície (por isso é importante, muitas vezes, ir direto ao dermatologista quando à perda de cabelo)


Seborréia e caspa aparecem muitas vezes associadas ao início da calvície. Também são atribuídos outros fatores, como problemas emocionais, stress, doenças diversas, disfunções hormonais, alimentação desequilibrada, hábitos de vida inadequados, fatores ambientais e até climáticos. A secreção excessiva das glândulas sebáceas do couro cabeludo pode engordurar o cabelo todo, tipicamente no processo da seborréia ou do eczema seborréico.

Lavagem da Caspas

  A higienização da caspa não é um bicho de sete cabeças!! Basta higiene toda vez que o cabelo estiver sujo, ou sentir que esta!

Essa parte é fundamental para o controle da caspa, porque a oleosidade excessiva colabora para as caspas aumentarem, então deve-se lavar toda vez que achar que o cabelo esta sujo, ou sua oleosidade já aparecendo para o resto do cabelo;

Uma dica pra quem lava todo dia - se esfregar muito o couro cabeludo, massagear demais, acaba por estimular a oleosidade que é um problema nesses cabelos, por outro lado, a massagem delicada e com alguns ingredientes são ótimas e necessárias para deixar a “área afetada” limpa.
 
  • 1- O Shampoo específico para caspa deve ser utilizado, mas não aqueles BBB que a gente encontra no mercado, porque esses servem mais para manutenção e controle da caspa durante essa higienização, os produtinhos utilizados vem com ingredientes específicos;
  • 2- Tomar banho gelado não é viável em todas as estações, mas para quem tem caspa, o certo é sempre agua morna ou fria na lavagem do cabelo;
  • 3- A massagem deve ser feita com os dedos, em forma de zig zag com o shampoo específico ou tônico de tratamento; 
 

Produtos para Caspas

Sonia Corazza também da a dica sobre alguns ingredientes nos produtinhos anti-caspa que já tem na farmácia:

Procure pelos seguintes ingredientes anti-microbianos na formulação do seu produto:
  • Octopirox (Ex: Shampoo Dermapele, Flores e Vegetais anti-caspa, Tricofort anti-caspa, Bio Medicin)
  • Piroctone Olamina (Ex: Shampoo Pielus anti-caspa, Acquaflora anti-caspa)
  • Piritionato de Zinco (Ex: Shampoo Zinco Pirition, Pharmapele, Stiefel Stiprox)
  • Ácido Salicílico (Ex: Ex: Shampoo Pielus anti-caspa, Kerium La Roche Posay, Klinsen Darrow)
  • Coal tar (Ex: Tarflex Stiefel)
  • Ácido Undecilênico

Os exemplos de shampoos (marcas de produtos) com os ingredientes fui eu que coloquei ta meninas? Mas nunca usei desses produtos então não sei a eficácia deles quanto a caspa e o tempo de tratamento. Se for comprar veja resenhas e pesquise mais sobre o assunto, ou já pergunte ao seu médico dermatologista qual é o melhor pra você usar! 
 

Receita Caseira para Caspas

Tem algumas receitas caseiras para caspa, claro que não sou adepta, mas tem algumas bem vantajosas pra fazer de higienização do couro cabeludo que até já dei a dica aqui:

Uma delas é a lavagem com bicabornato (cuidado pra quem tem progressiva, lembrando que casquinha de progressiva não é caspa);



 
 Outra dica legal é com óleo essencial. Eles são muito poderosos no couro cabeludo, e deve-se usar com cuidado. Óleos como o de Alecrim pode ser usado no shampoo sem problemas com a conservação, 10 gotinhas dentro do frasco do shampoo neutro;

Também é possível umedecer um algodão com algumas gotas de óleo essencial de Alecrim e Lavanda e aplicar no couro cabeludo com leve massagem para ativar a circulação do couro cabeludo; É indicado 2 vezes por semana.

  Também tem como acabar com as caspas com aquela dica vegana da lavagem com vinagre! Leia aqui.

Aliás o vinagre também pode ser utilizado para higienização do couro cabeludo;

Cuidados no tratamento

Claro que os cuidados devem ser além do tratamento, por conta de não deixar a caspa voltar a aparecer.

Dicas:
  1. Excesso de produto na raiz favorece mais caspas, cuidado na hora da aplicação de máscara de tratamento, e também dos cremes de pentear;
  2. Boné abafando o couro cabeludo também ajuda, mas se higienizar a coisa tende a controlar;
  3. Não esfregue a toalha na cabeça e muito menos no couro cabeludo;
  4. Secador a 30 cm na hora da secagem e evite a raiz;
  5. Não coça a raiz, se for o caso precisa de um auxilio profissional;
  6. Mantenha pentes e escovas limpos;
  7. Alimentos também colaboram com o aumento da caspas, assim como disturbios hormonais por isso é preciso consultar um dermatologista
`
Para acabar com as caspas e garantir um couro cabeludo limpo e soltinho mantenhas as higienizações com tônicos auxiliares para esse tipo de problema;

É isso meninas.
Espero ter ajudado.
Beijos


Este conteúdo é original de PnC