Caspas após a progressiva, cabelo emborrachado, o que fazer?


Caspas após a progressiva


Oi gente! Tão boas? Hoje é dia da técnica química tirar as dúvidas das meninas com progressiva. Eu tenho percebido que muitas meninas tem se queixado de Caspas após a progressiva, com o cheiro ruim e feridas no couro cabeludo, isso será mesmo problema do produto ou do profissional? Vamos ver?

Pergunta 1) 

Antes da progressiva fiz relaxamento em casa com amônia. O problema é que o meu cabelo está muito quebrado e fragilizado por conta das químicas, gostaria de saber se devo esperar ele melhorar pra poder aplicar outra química, e que tipo de tratamento devo utilizar para ele melhorar ?

Resposta: Com certeza deve esperar o cabelo melhorar e ficar mais resistente antes de aplicar qualquer outra química. Por enquanto utilize produtos de tratamento intensivo, use aqueles power dose, ampolas e produtos ricos em aminoácidos, diariamente, por pelo menos uns 10 dias até sentir os fios menos quebradiços. Neste momento seu fio precisa somente de reconstrução intensa para se recuperar e ficar apto para novas químicas, tanto de alisamento como coloração ou progressivas.

Pergunta 2) 


Antes de iniciar a Progressiva fiz mechas loiras. Meu cabelo ficou ótimo aparentemente, mais depois de 15 dias o couro cabeludo começou a descamar como se fosse caspa. Mas eu já fiz esse mesmo procedimento outras vezes e nunca tinha acontecido isso. Eu fiquei desesperada porque eu nunca tive caspa. Então se você puder me esclarecer o porque isso aconteceu, fico grata desde de já... Camila da Silva.

Resposta: A progressiva que usou foi aplicada diretamente sobre o couro cabeludo, sem aqueles milímetros de distância que é sempre solicitado para aplicação de alisamentos. Isto fez uma leve oclusão no seu couro cabeludo e após o produto se soltar do couro cabeludo, após sucessivas lavagens, você está vendo as “Caspas após a progressiva”. Não tem ligação com as luzes dos fios. Não são caspas, são apenas resíduos de produtos que obstruíram seu couro cabeludo e agora estão saindo, junto com o sebo que é produzido normalmente. Fique tranquila, lave diariamente os fios e na próxima aplicação da progressiva peça ao cabeleireiro para não aplicar na raiz.

Pergunta 3) 


Fiz relaxamento de guanidina 3 meses antes e no dia da escova também fiz mechas - Estou com cabelo emborrachado e ralo ele estava quase na cintura e tive que cortar no ombro já fiz vários tratamentos (selagem térmica, reconstrução, nutrição, blindagem ) no salão e eles continuam quebrando e cada vez mais ralo por favor o que eu faço?

Resposta: Como já tentou os tratamentos disponíveis no salão e não obteve resultado, aconselho o uso do Deep Miracle Reconstrutor Lokelani todos os dias até seu cabelo melhorar. Na primeira aplicação lave os cabelos e borrife o spray nos fios, deixe o cabelo absorver o produto e reaplique, deixe os fios absorverem e reaplique. Faça isso 3 vezes. Pronto seu cabelo deixará de ter o aspecto emborrachado. Depois é só usar diariamente, por pelo menos 90 dias para os fios começarem a pegar mais corpo, ou seja, recuperarem a sua espessura.

Pergunta 4) 


O cabelo ficou com cheiro estranho principalmente quando molhado o que faço para neutralizar esse cheiro? Já faz 5 dias que fiz esse processo no cabelo. Espero que possam me responder. Obrigada...

Resposta: Se foi feito com produtos que contenham tioglicolatos o cheiro irá permanecer por pelo menos umas 15 lavagens. Só é acentuado com os fios úmidos. Lave diariamente e seque em seguida para reduzir o odor, até que passe o cheiro totalmente. O cheiro é característico do produto (caso seja a base de tioglicolato), algumas marcas tem menos cheiro outras mais cheiro mas esse ativo tem cheiro mesmo e deixa esse residual nos fios.


Pergunta 5) 


Fiz luzes depois da progressiva . Minha duvida é sobre os silicones insolúveis, eles são ruins para o cabelo, devo evitar?
Resposta: Silicones são ótimos para os cabelos: dão brilho, protegem os fios do calor do secador e da prancha, protegem dos raios solares, ajudam a desembaraçar os fios molhados e secos, dão um sensorial macio, formam um filme que protege os fios das agressões diárias (prender, amarrar, secar, pranchar), ajudam a segurar mais a cor dos cabelos tingidos, etc. Ou seja, silicones são tudo de bom! Pode usar produtos com silicones nos seus fios sem medo.

Pergunta 6)


Os petrolatos são removidos facilmente do cabelo com um shampoo, queria te perguntar: eu comprando um creme que contenha proteínas e petrolatos , será que os petrolatos impedem da proteínas agir nos fios?

Resposta: Não, não impedem. As proteínas atuam na reconstrução da camada externa dos fios (na cutícula) e os petrolatos dão lubricidade aos fios (ajuda a deslizar melhor o pente, os dedos, e um fio no outro). Um não interfere na ação do outro mesmo ambos tendo efeito na cutícula capilar. Pode usar o creme que fará efeito.

E a propósito, os petrolatos são removidos com o shampoo por serem inertes (sem carga) enquanto as proteínas por serem hidrolisadas (catiônicas) conseguem permanecer na cutícula por mais tempo, ela se liga mais fortemente a estrutura química do fio.

Pergunta 7) 


 Há 2 anos atrás fazia relaxamento com guanidina e depois progressiva com formol, ainda não usava a Zap! Olá Lucy adorei o seu blog super esclarecedor; Você é uma mulher super engajada com assuntos ligados a beleza, está de parabéns....Li o cronograma capilar e adorei. A reconstrução tudo ok, mas a minha dúvida é saber qual a base para os cremes de nutrição e de hidratação? Um ter que ter base de óleo e o outro manteigas (cremes) é isso? Desde já obrigada.. beijos. Lene Araújo

Resposta: Não necessariamente. O melhor é ler o rótulo do creme e ver para que ele é indicado, pois você pode ter um creme super hidratante sem óleo e sem manteiga. Esses ingredientes que falou são bons mas não são regras, depende da formulação do produto. Por isso leia o rótulo, veja para o que o fabricante indica e use-o, na fase indicada do cronograma.

Para a nutrição o creme já pode conter alguma proteína também, enquanto pra super hidratação não precisa conter aminoácidos ou proteínas (deixe esses ingredientes para a reconstrução).


Pergunta 8) 


Eu posso usar o Botox ( x ) depois de usar guanidina?

Resposta: Sim, pode usar. A guanidina age na parte interna do fio e o botóx na parte externa, portanto um não interfere no resultado do outro. Caso tenha alguma dúvida sobre o que é esse botox, peça para seu cabeleireiro fazer um teste de mecha antes de iniciar o processo para ver se não terá interferência do botox na guanidina podendo prejudicar seus fios.

Pergunta 9) 


Relaxamento de guanidina. Olá eu fui na cabeleireira e fiz o relaxamento depois eu fiz escova marroquina com formol mas 2 semanas depois minha cabeça esta cheia de feridas grandes e eu começo a tirar a caspa começa a sangrar e meu cabelo esta parecendo peruca estou com medo de cair o meu cabelo corre o risco de cair estou com medo me ajuda.

Resposta: Primeiro lave seus cabelos todos os dias para acelerar a saída das “Caspas após a progressiva”, que são resíduos de produtos que ficaram no seu couro cabeludo e agora com a secreção de sebo estão saindo. Não coce e não cutuque para não sangrar, já que elas estão bem grudadas a sua pele. Faça muita hidratação nos fios, usando também produtos para reconstrução todos os dias até os fios voltarem a ter sua aparência natural. Não faça escova ou prancha enquanto estiver com o couro cabeludo lesionado para não agravar, penteie delicadamente os cabelos, não penteie os fios no chuveiro para não fragilizar ainda mais e não aumentar a quebra e a queda. Não faça outros procedimentos até os cabelos estarem saudáveis e o couro cabeludo perfeito. Cuido dos cabelos e fique tranquila que não irão cair.


Pergunta 10) 


Meu cabelo é castanho escuro, tenho muito pouco cabelo branco, então estou querendo usar totalizante, gostaria da cor violeta, mais eu gostaria de passar louro médio dourado, o que sugere?

Resposta: Usando aquele tonalizante de verdade (que não precisa de água oxigenada, já vem pronto pra uso) você pode testar a primeira cor e depois que o efeito sair testar a outra cor e ver qual das duas ficará melhor com seu tom de pele. O tonalizante dura por volta de 8 a 10 lavagens e te dará a possibilidade de testar as cores desejadas, sem prejudicar seus cabelos, antes de partir para tintura oxidativa que será necessária quando os fios brancos forem mais de 50% do seu cabelo.

Adriana obrigada pela sua colaboração com o Blog, sempre especial!

Beijos

Este conteúdo é original de PnC