Queratina–Indicações e Contra indicações

Queratina
Oi gente! Tão boas?  Você deve ter feito essa pergunta inúmeras vezes, sobre as contra-indicações da queratina, não fez? Já que ela pode até danificar os fios pelo uso exagerado?

Porque não vem escrito no folheto explicativo ou na embalagem: “Proibido para cabelo saudável”?


Seria muito estranho ter esse tipo de explicação sobre o produto, mesmo porque, na nossa cabeça funciona assim:


Vendedora pergunta: O que a senhora deseja? Queratina? Que tipo de queratina? Pra que a senhora quer a queratina?

  • Por causa das pontas… Qual me indica?
  • Meu cabelo? É saudável, só precisa porque uma amiga me indicou… Me mostra quais que tem que vejo qual eu levo!
  • Ahh mas o cabelo dela é lindoo, e ela usa… Também vou usar! Essa aqui funcionou no dela e vai funcionar no meu também!


Esses são só alguns dos motivos e explicações que faz você chegar na loja de cosmético e se jogar na queratina. 

Aproveitando que minha enteada fez curso sobre cabelos, fica fácil abordar esse tema com ela e com vocês… Mesmo porque eu, não entendo nada, só tenho o bom senso de não fazer escolhas erradas e por isso venho aqui passar a dica:



Vale a pena entender

O que é queratina? 

Auxilia na reestruturação das regiões onde houve rompimento da cadeia peptídica (causada por agentes como tensoativos, poluentes, alisantes e colorações). A queratina garante cabelos saudáveis, resistentes e bem tratados.

O que é queratina hidrolisada? 

Possui baixo peso molecular e é solúvel em agua, penetra facilmente na cutícula, proporciona brilho, restauração, hidratação e condicionamento.

A principal proteína do cabelo é a queratina, ou seja, uma simples escovação pode prejudicar a ação dessa proteína essencial. Isso não significa necessariamente que o cabelo precisa de uma carga pura de queratina, por isso usar produtos que contenham a queratina como leave-in, finalizadores vão auxiliar a escovação a não fazer estragos nos fios.

Anota ai: Muitos defrizzantes utilizados para fazer chapinha e escova possui na composição: queratina.

Vamos imaginar que o cabelo é formado por várias camadas de queratina que vão diminuindo com o uso de colorações, alisamentos, relaxamentos, escovações, não necessariamente nas mesmas proporções cada procedimento, mas todos de alguma maneira diminuem a queratina que seus fios já possuem. Esses cabelos normalmente precisam de reconstruções e cauterizações conforme a necessidade dos fios. 


Por isso que a queratina liquida e na sua forma pura é indicada para procedimentos em cabelos danificados, porosos, quebradiços para encorpar os fios e diminuir a incidência de quebra.

Quem já faz tratamento dos fios regularmente, hidratações, e usa produtos com queratina na composição, ajuda, auxilia, colabora para manter o cabelo saudável e com brilho sempre.

Queratina


Beijos