Como preparar nossa rotina capilar?

Oi gente! Tão boas?

Vocês tem uma rotina capilar? Ou vai usando o que tiver, quando der? 

Tenho recebido perguntas pelo face e por email sobre como tratar o fio se este tem vários problemas, como existem muitos produtos e nem todos servem para todos os danos no fio a pergunta é? O que eu trato primeiro? Frizz, o loiro, a porosidade, como faz?

Mesmo pra quem não faz um cronograma capilar pode fazer uma rotina de tratamento segundo as necessidades do fio, tudo pode ser tratado de uma maneira simples ou da maneira que preferir fazer.

O problema na hora de tratar o fio esta nas características do cabelo e até no diagnóstico, lembra quando falamos a importância de saber do que seu cabelo precisa? Diagnosticar o fio é muito importante, sabendo suas deficiências vai garantir produtos nutritivos específicos para os danos contidos e com isso o tratamento ser melhor, mais reparador e em curto tempo.

Mas qual característica do cabelo cuidar primeiro?

Aqui o “bicho pega” vamos lá pensar em todas nossas amigas e ver o que elas tem no fio, em características a serem tratadas:
  • Amiga 1) Luzes, pontas espigadas, porosidade, frizz;
  • Amiga 2) Química progressiva, cabelos indefinidos, ressecados;
  • Amiga 3) Tintura, raiz oleosa, volume, pontas duplas.
  • Amiga 4) Química, chapinha diariamente, pontas ressecadas;
  • Amiga 5) Volume, secador diariamente, cachos indefinidos, pontas quebradiças.
Já deu pra surtar com tudo isso né? Eu sei que vão achar quase todos os problemas no fio, e não tem produto que seja unânime em todos os danos, então tem que saber tratar de uma maneira que boa parte dos produtos eliminam ou amenizam os estragos e danos mais profundos.

Vamos começar pelo shampoo, a higienização do fio deve ser feita de acordo com seu tipo de cabelo por causa do pH, é isso que os diferencia uns dos outros. Assim se você tem luzes e cabelos ressecados use um produto desamarelador, se escolher um bom produto vai conseguir amenizar o ressecamento desde a lavagem.

Se for cabelo com química de progressiva o ideal é usar shampoo hidratante “pós química”, este já tem o pH específico para esse tipo de fio e desde  lavagem mantem o alinhamento que precisa para ficar bonito.

Se precisar de um shampoo para oleosidade na raiz, e inda tem cabelo loiro, trata a raiz com shampoo refrescantes, suavizantes, pode tratar o desbotamento do fio com mascaras ou mesmo condicionadores.

Como preparar nossa rotina capilar?

A mascara capilar deve seguir tratando sua prioridade no fio, ou o que mais esta “dando trabalho”, por exemplo, se tem porosidade e pontas duplas deve tratar como prioridade a porosidade, porque este traz vários outros problemas no fio, ou se tem pontas ressecadas e quebradiças e volume? Deve procurar mascara de tratamento para reparação do cabelo quebradiço e super ressecado, se usa muita “chapa” e tem pontas duplas a ação termo protetora das mascaras capilares vai auxiliar nos danos causados pela alta temperatura diária.

Como preparar nossa rotina capilar?

As mascara capilares vem a solucionar várias características no fio, pode não achar numa só o problema para todos os danos, mas aliado ao shampoo, e ao leave-in pode ter todos seus problemas resolvidos.

Definição no fio, volume e frizz pode tratar com leave-in, eles não existem só para desembaraçar, também tratam e reparam os danos.

Se quer usar uma linha inteira e ainda assim sente problemas no ressecamento pode usufruir de outras técnicas para combater os danos, como umectações, ampolas nutritivas, óleos reparadores quando o cabelo esta seco.

Chapa e secador, assim como babyliss é indispensável produtos thermo ativados.

Agora vamos procurar produtos para as amigas que citamos com vários problemas no fio:
  • Amiga 1) shampoo desamarelador, mascara reparadora, umectação, leave-in anti-frizz para definição dos cachos, ampola de queratina ;
  • Amiga 2) shampoo pós química, mascara reconstrutora, leave-in nutritivo, cauterização;
  • Amiga 3) shampoo refrescante para oleosidade, mascara pós química, leave-in reconstrutor com proteção térmica.
  • Amiga 4) Shampoo pós química, mascara thermo protetora, balsamo (creme) hidratante pós lavagem, auxilio de ampolas;
  • Amiga 5) Shampoo hidratante, mascara reparadora nutritiva, leave-in modelador de cachos, óleos de tratamento para pontas.
O auxilio do profissional é preciso, tanto para cor quanto para cauterizações e durabilidade do liso.


Claro que muitas amigas fazem tratamento como o cronograma, nesse caso usa-se mais de uma mascara, e consegue-se tratar mais problemas no fio.

O condicionador pode usar sempre após a mascara, para alinhamento da cutícula, se usar a duplinha shampoo + condicionador os resultados serão melhores, porque um acaba completando o outro.

Para cabelos naturais veja esse post.

Se ficar dúvida, tô aqui ou no face.
Beijos

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana