Botox – Química ou tratamento?

Botox

Oi gente! Tão boas? Taí uma coisa complicada de saber como descobrir se o Botox é química ou tratamento. Geralmente não é assim quando você já conhece o profissional e ele mexe direto com seu cabelo, vai ser claro sobre o que pode ou não fazer no fio e se o procedimento é tratamento ou não.

Mas o problema com isso é diferente. Começa quando a pessoa passa a procurar profissionais para fazer esse procedimento sem conhecê-lo e sem ter referências sobre o profissional ou se faz estes procedimentos.


Porém devido alguns tratamentos usarem esta nomenclatura as meninas confundem-se quando vão ao novo profissional pedindo o procedimento sem ser específica sobre o que realmente deseja.

Mas o que é o Botox?

O Botox tem de duas formas e totalmente diferentes nos resultados:

  • Tem o Botox que é uma progressiva, um redutor de volume e como alguns são de Tioglicolato alisam o cabelo; 
  • Tem o Botox que é um tratamento, uma queratinização, como também é chamada aquela injeção reconstrutora da L'Óreal, o Fiberceutic; 

Botox - Tratamento


O tratamento que leva queratina aminoácidos e outros nutrientes do fio é utilizado como uma cauterização.

Muda-se a nomenclatura, e não alisa, mas deixa os fios alinhados devido seus ingredientes de recuperação. E muitas desses produtos, após o tratamento que o cabelo ganha peso e sua estrutura é recomposta fazem a finalização com a chapinha, garantindo alinhamento.

O que ganha são fios mais resistentes e fortes e pode manter-se assim se o tratamento e proteção em casa for feito corretamente, isso não significa que seus fios ficarão lisos sem ter que fazer mais nada neles.

É dado esse nome "Botox" em alguns tratamentos devido a sua imediata recuperação com os nutrientes aliados no procedimento, que não leva mais que 30 minutos pra fazer. Sendo lavagem, tratamento com máscara ou ampola, finalização e chapinha.

Tem ampola com esse nome, tem kits completos. Tratamentos não dão reação alérgica, não fedem no fio depois do procedimento, não dão coceira ou queimação a não ser se for alérgica há algum componente do perfume, o que acontece raramente.

  • Veja sobre reações alérgicas aqui;

Botox - Química

Já a química que tem como princípio reduzir o volume, eliminar o frizz, modifica a estrutura e pode ser mais “leve” na durabilidade. Considerando a maneira que o profissional fará o procedimento, passo a passo, quantidade e produtos utilizados.

Alguns usam até formol e ainda dura menos que progressiva, acredite! Age repondo a massa capilar e selando o fio compactando para um tempo mais duradouro no cabelo e pode deixar liso temporariamente cabelos finos e ondulados com frizz, mas não nos cacheados. 

O passo a passo depende do produto, seu valor não é baixo e o tempo pra fazer o procedimento pode variar entre uma e duas horas e "pode" durar até três meses pela informação correta, seria um mês e meio na prática meninas. Depende do fio e do diagnóstico do cabelo.

Algumas químicas podem dar reação em couro cabeludo sensíveis como coceira, queimação e pode formar até caspas, tudo depende da aplicação do profissional, portanto se optar em fazer a química exija o teste de mecha e compatibilidade antes.

Já ouvi aqui que alguns profissionais utilizam a progressiva como um condicionador para abaixar fios crespos (leia isso), e sem a pessoa ficar sabendo, podem agir da mesma maneira informando ser um Botox Capilar de tratamento, para ficar mais fácil o manuseio no cabelo. Cuidado com isso!

A grande dúvida sobre Botox

A dúvida não é de hoje e várias meninas vem com o mesmo pedido de ajuda 
“Porque fui em um salão e pedi pra fazer o Botox, mas não é química, agora porque meu cabelo esta fedendo?”

Gente, a maneira mais óbvia de descobrir se é química ou tratamento, considerando que nem vai saber o produto que vão utilizar (porque muitos profissionais não mostram) é a idoneidade do salão e ser totalmente clara quanto o que deseja no cabelo para o novo profissional:

  1. Quero um tratamento de Botox sem Química; 
  2. Quero meus cabelos alinhados e reconstruídos; 
  3. Não quero nenhuma química no cabelo. 

Algumas meninas quando buscam um procedimento assim, primeiro chegam pedindo redução de volume com tratamento, e muitos profissionais entendem e orientam a fazer o que de fato reduzirá o volume porém daquela forma: Botox com química. As opções podem ser com várias nomenclaturas: selagem, blindagem, botox, etc mas no conteúdo tem o mesmo ingrediente a química.

Indicações:

Nesse post aqui verifique que o profissional fala claramente que o Botox Capilar não é tratamento, elimina o frizz e diminui o volume; 

E nesse outro post aqui feito pelo Marlom que é profissional ele deixa claro que o tratamento Botox não alisa o cabelo, como aquele da Lóreal que reconstrói os fios e tem resultados satisfatórios desde a primeira aplicação.

O ideal é pedir referências sobre o salão e não ir batendo de porta em porta se fazem ou não, e quando conseguir marcar um horário ser clara sobre o que deseja, com detalhes, para que o profissional entenda e possa diagnosticar seu cabelo de acordo com o que quer fazer nele e até pra saber se pode realmente fazer a química se a escolha for essa.

Beijos

Este conteúdo é original de PnCBotox – Química ou tratamento?

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana