O Primeiro Passo para a Descoloração.

Primeiro Passo para a Descoloração


Oi gente! Tão boas? Descoloração é um assunto que não tem fim, porque todas querem em algum momento fazer o procedimento e alcançar a loirisse. Na maioria das vezes, embora seja contraditório, as meninas decidem fazer o Primeiro Passo para a Descoloração depois de ouvir um “NÃO” do próprio profissional do salão de beleza!

Por conta disso… não é a toa que tenha tantas dicas sobre o assunto.

Realidade! Não vamos ser hipócritas porque muitas vezes a gente vai atrás das coisas sabendo que não pode!!

Porém a coisa hoje não está assim tão relaxada sabe? Tem muito bafafá com histórias de progressivas, descoloração e tals, e por isso muitas meninas vem aqui na net pesquisar algo que dê realmente o veredicto à elas pra fazerem a coisa de vez nos cabelos, sem que isso tenha algum sinal de negatividade no assunto…

O que elas não veem no post, me veem respondendo, então, não é de hoje que tiro dúvidas sobre isso, já faz tempo, preciso de novas considerações por aqui.

O Primeiro Passo para a Descoloração com o cabelo com progressiva

O cabelo com progressiva é um cabelo encapado. Pense como quiser sobre as químicas desses procedimentos, porque na medida que seu fio é mexido (e você mesmo sente o cabelo assim), nem os tratamentos agem como espera. E só vê tratamento quando o cabelo está à mingua, danificado.

Se já pensa no seu cabelo liso, que passou por um procedimento químico e foi forçado a mudar sua estrutura na fibra capilar, isso inclui cutículas. Vamos pensar como o descolorante com pH alcalino e mais de 10 na escala (isso falando das tinturas somente) como vai agir no seu cabelo?? Ou acha que o pigmento sai como mágica?

Enfim… existe muitas conversas sobre o Primeiro Passo para a Descoloração e você pode procurar, e vai achar muita perfeição na internet, mas a verdade tem embasamento:

  1. Não se faz descoloração num cabelo que acabou de ser alisado progressivamente;
  2. Se o cabelo alisado progressivamente ( há mais de 3 meses) estiver frágil e danificado, na sua estrutura, o cabelo vai ficar elástico. Então, a realidade ainda é aquela, ou loira ou lisa.

Mas tem gente que tem!

Tem gente que já era loira, ou tem uma base clara (castanho claro) e faz uma carbocisteina e desbota a juba, depois o negócio é matizado e parece um loiro!!! Pasmem! Acontece. 

Pigmento de matização não é descoloração. Não é a toa que muitas progressivas tem seu próprio pigmento já pra matizar!!

A verdade é uma só o cabelo que passa por progressiva desestabiliza internamente, esse fio muitas vezes pode permanecer liso ainda por um bom tempo e mexer nele com a química da descoloração é pedir pra ter cabelo com muitos danos

Ainda tem aquela de descoloração com ox de 10 volumes.

O Primeiro Passo para a Descoloração no cabelo com a raiz escura

Primeiro passo é fazer teste de mecha, com certeza o teste te dará a certeza do que será essa descoloração ou se não deve ser feita;

No teste de mecha:

  • Você vê a abertura de tom;
  • A resistência do cabelo;
  • Compatibilidade da química;

O problema de alguns cabelos é que a raiz fica muito alaranjada, acobreada, e daí o platinado não vem sem uma segunda descoloração, o que de fato é muito perigoso quando os cabelos estão frágeis… 

Depois de uma descoloração não adianta fazer outro teste de mecha em cima do cabelo já descolorido. Porque a química pode ser mais forte em algumas partes do cabelo, não necessariamente aonde pegar a mecha. 

E isso pode não te dar clareza suficiente de poder fazer o procedimento novamente. Então, via de regra, fazer sozinho o perigo é dobrado, cuidado com o fio fragilizado, tenha certeza de que pode passar por mais uma descoloração.

Ou trate o cabelo primeiro com queratina pra depois fazer um novo procedimento. Por isso que muitas pessoas acabam dando um "jeitinho" nesse alaranjado, porque o cabelo já não aguenta uma segunda descoloração;


Mas tem gente que tem sorte! Ou cabelo bem tratado e resistente!

Esse vídeo quem mandou pra mim foi um leitor aqui do blog. 

Achei legal colocar, porque o Youtuber faz duas vezes a descoloração, da pra ver como fica a primeira aplicação, que acontece com muitas pessoas, e depois na segunda vez que faz a descoloração como já abre bem o cabelo;



Agora vê a diferença feita a descoloração com profissional e a tonalização do cabelo com neutralizantes, e mesmo assim algumas partes do cabelo ainda ficam amareladas.

O que é preciso entender:

Cabelos escuros podem não abrir o tom necessário para uma boa tonalização, e se ficou laranja, acobreado para chegar ao platinado, só descolorindo novamente;

A tonalização do cabelo é melhor quando o fio fica amarelo, e pode tonalizar com Keraton (com creme) ou usar puro como o rapaz fez no vídeo. O keraton Prata clareia em uma semana e o cabelo vai ficar da cor que espera.

Também pode usar outros tonalizantes que a cor será mais durável, 11.21 como a Cris mostra na descoloração global, 11.11, até 9.21 ou 901 da richesse em 3 minutos também consegue a tonalização do cabelo.

Porém, tem alguns cabelos que passam por tanta química que ficam partes do fio que não consegue mais abrir o tom, mesmo com descoloração a cor não abre o o amarelado ou alaranjado fica presente no cabelo, então se estiver acontecendo isso, o melhor é dar uma pausa nas descolorações, tingir o cabelo de escuro novamente e aguardar um tempo fazendo mechas, aos poucos.

A Cris deu a dica aqui se a raiz ficar manchada.

O Primeiro Passo para a Descoloração com o cabelo com mechas

O principal segredo do retoque da raiz do cabelo com mechas é deixa-lo tonalizado no mesmo tom, com as mechas novas e as que já tem no cabelo.


Mas se procurar tutoriais no youtube vai ver que tem muita coisa diferente entre um e outro procedimento:

  1. Tem gente que não faz somente a raiz, puxa até o comprimento a descoloração;
  2. Tem gente que preserva o cabelo e faz somente na raiz escura;
  3. Todas preservam as pontas;
  4. Aqui nessa matéria tem tonalizações pós descoloração com tonalizante, tinta e corretores;

Parece complicado pra você?

Porque é na verdade. Ver fazer é uma coisa, fazer sozinho e não ter produtos pra tratar ou tonalizar é outra!

Então o primeiro passo para descolorir em casa e sozinho é 


  • Não ter química de selagem, botox, progressivas no cabelo;
  • Fazer teste de mecha, prova de toque ( e não dar continuidade se o cabelo emborrachou!)
  • Ter produtos para descoloração, tonalização e tratamento; incluindo luvas, porque é química e pode sim dar alergia, não faça descoloração sem luvas;
  • Não entrar em pânico se o cabelo ficar laranja, a intenção da matéria também é mostrar que 90% das vezes é isso que acontece, principalmente porque usamos produtos de farmácia;
  • Na dúvida do que fazer mantenha uma caixinha de coloração 11.00 ou mesmo a 12.111 da Loreal pra dar um jeito no cabelo, em alguns casos funciona, não da pra ter certeza, cada cabelo uma sentença;
  • Ter um plano B se não conseguir nem tonalizar ou amenizar o alaranjado.

Não precisa desistir, pode pagar o profissional e não ter o trabalho de olhar trocentos posts e matérias, ou videos caseiros de gente fazendo mechas ou descolorindo o cabelo;

Também pode tentar em casa já que tem todo aparato de produtos à disposição. Mas fiquem cientes que uma vez que o cabelo emborracha, põe tempo ai pra tratar, resgatar em 1 mês, mas só vai tê-lo saudável mesmo depois de muita queratina, isso leva tempo.

Mas a parte boa de fazer as "cag..." no cabelo é saber como ele é, quanto ele abre de tom, quanto ele aguenta e precisa de tratamento... é a forma mais real de saber como seu cabelo funciona e a partir daí saber o que fazer.

Beijos
Boa semana meninas!

Este conteúdo é original de PnC

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana