O que são Tranças Nagô?

Tranças Nagô


Oi gente! Tão boas? O assunto não esta na roda à toa. Acho que também só teve um post aqui no blog com uma imagem de tranças nagô

Porque não é o tipo de penteado que todas fazem. Mesmo as cacheadas estão preferindo o cabelo à mostra, volumoso e solto nada de presilhas e amarras. 


Então já que não tem sobre o assunto e foi polêmica esses dias com a famosa Anitta, vamos ver o que é, como fazer e quem pode com essas tranças nagô?


Acabou sem graça essa história da Anitta ter colocado as tranças nagô no cabelo.

Quem não acompanhou no insta da cantora, viu em várias matérias na net que diz que os “seguidores” de Anitta não aceitaram bem essas tranças, ou não aceitaram bem o que ela falou, ou causaram polêmica aonde não tem… 

enfim, rolou um bafafa lá no insta e não tem porque colocar bate-boca aqui, mas acho que todos deveriam aprender a aceitar as diferenças e como o outro queira estar, independente da cor ou do que a pessoa queira expor.


Cada um no seu cada um, respeitando as diferenças, seja a alisada querendo cachear ou a cacheada querendo ser lisa, ou a “branca ou negra querendo usar nagô” seja ao que for, ou como ela queira expor, aonde esta a diferença?

>>>Lê por aqui, e aqui, e aqui sobre o bafafá.

Mas não é do bafafá que vamos falar, vamos ao que interessa!

Vamos entender o que é a tal das Tranças Nagô? Se você gostar e quiser fazer, vai lá, parece ser bem legal e também acho muito estiloso. E não é penteado só para as cacheadas ou de cabelos crespos, quem quiser pode fazer.



O que são Tranças Nagô?

Claro que vamos no insta da Anitta trazer aquelas fotos com a trança que ela colocou que ficaram muito bonitas!




Tranças nagô são trancinhas feitas desde a raiz do cabelo até as pontas e no cabelo todo. 

Também pode ser feitas com aplique de tranças e assim “aumentar” o cabelo a partir dos apliques. Podem ser coloridas, ou mesmo de linhas específicas, sintéticas, cabelo humano ou somente o próprio cabelo.

Quem Pode fazer 

Tranças Nagô

Qualquer pessoa pode fazer tranças nagô. Desde que tenha paciência e braço forte e boa flexibilidade pra fazer no cabelo todo. 

Porque fazer as trancinhas assim, sozinha, não é fácil e deve demorar ainda mais num cabelão. Até mesmo o visual da raiz, se não ficar bem apertadinho e juntinho à raiz também não fica legal. Por isso tem que saber fazer, ou ir fazer no salão mesmo, com quem entende!

Não é um penteado permanente. Tira a hora que quiser. 


Normalmente o pessoal fica por mais tempo por conta disso mesmo, do tempo de fazer o procedimento. Da um trabalhão, demora horas e daí você tira no dia seguinte? Claro que não.

Quais os Cuidados 

Claro que precisa ser feito um diagnóstico antes de qualquer trançado. Que nesse caso trata-se de tranças que não vão ser desmanchadas ao final do dia. Normalmente não fazem pra tirar logo em seguida.

No caso de Anitta, acho que foi a “pressão” dos seguidores falando sobre a trança que fez ela tirar rápido, porque senão acredito que teria ficado mais…




Claro que como qualquer outro aplique o cabelo pode quebrar com excesso de peso no traçado, ou mesmo por conta de ter alguma química no fio e o cabelo já estar frágil pra aguentar apliques.

Também pode ser feita com o próprio cabelo e nesse caso, tanto o couro cabeludo deve estar saudável, quanto o cabelo.

O “jumbo” ou os apliques a ser colocados aliados com a sua trança devem ser de acordo com o seu cabelo, textura fina se for o caso e poucas mechas a mais.

Não esqueça que o prazo do procedimento realizado no cabelo, no salão, varia de 3 a 6 horas.

Em geral o pessoal que usa a trança nagô, a usa por 15 dias.





Como Tratar 

Lembra um pouco a manutenção do aplique, no caso de usar jumbo adicional (apliques ) às tranças do seu couro cabeludo.

A manutenção no salão é de 2 em 2 meses e deve-se soltar a trança um dia antes para fazer o tratamento e o retoque no salão.


  • Deve-se usar shampoo uma vez por semana, específicos para o couro cabeludo e tratamento na raiz. 
  • Deve-se evitar óleos e produtos que engordurem ou impregnem nos fios;


O cabelo também pode mofar por conta da lavagem. Por isso é muito importante secar a raiz e o cabelo todo trança à trança para evitar esse problema.

As tranças podem ficar com frizz devido à esse procedimento de lavagem e secagem. Por isso, procure tratar o cabelo com ampolas de proteínas e não coloque perto da raiz. Seque o cabelo com jato de ar frio e mantenha o bocal do secador para baixo. Se o frizz ficar muito forte e quiser continuar com a trança precisa fazer o retoque num tempo menor, pra poder fazer o tratamento adequado para o cabelo.

Para Desfazer as Tranças

Pode fazer isso em casa.

O ideal é borrifar água com leave-in hidratante e borrifar por todas as tranças.

Isso vai favorecer que o cabelo não fique muito frisado ao desfazer o penteado.

Tranças Nagô e Dreads são a mesma coisa?

Não gente. Não são as mesmas coisas.

Os dois acessórios podem ser feito do próprio cabelos, ou usados cabelos sintéticos ou outras fitas;

Devem ter cuidados de lavagem e tratamento, caso a trança nagô seja usada por mais de uma semana;

Os dois podem ocasionar danos por conta da tração, ou do traçado.

Em geral, como os dreads ficam por mais tempo e demora mais a lavar e a tirar, são os que causam mais prejuízos ao fio por sujidades.

Coceira pode dar nos dois, mas ainda acontece mais em quem tem dreads por conta da falta de higienização no couro cabeludo. No caso das tranças nagô o couro cabeludo fica amostra.

É uma opção temporária. Perfeita sim para Carnaval. Da pra brincar todos os dias do carnaval e soltar depois. O maior problema é que quem coloco ama e não quer mais tirar!

Beijos
Boa semana meninas.
Ainda no carnaval!

Vê mais aqui:




Este conteúdo é original de PnC