Suplemento Vitamínico ou Alimentar?

Suplemento Vitamínico

Oi gente! Tão boas? Perceberam a quantidade de suplementos que tem hoje nas farmácias? O engraçado é que ficam ali na boca do caixa e perto de “coisinhas” que queremos levar, como lip balm ou analgésicos. Será que está tão banalizado essa coisa de suplemento? Vocês meninas, sabem como diferenciar, suplemento vitamínico ou alimentar?


De certo que até eu estou com essa dúvida, já que tem suplementos vitamínicos e alimentares que nunca tinha ouvido falar, e a preços irresistíveis!

O marketing de novo!

Deixa-me lembrar do que falei outro dia em algum post aqui, que algumas coisas banalizam pela forma que acontecem. Isso é marketing. Marketing porque o fabricante sabe o que o consumidor quer e daí todos vão para o mesmo sentido da coisa. O que significa que não fez “propriamente” por uma necessidade de um grupo de pessoas, mas porque todas querem. Uma vontade popular.

Eu só chego a uma conclusão pensando dessa maneira… Que os melhores são os “antigos” e já apreciados no mercado.

Mas daí pensar assim é colocar minha graduação em marketing no bolso.

Por isso, pensando nesses suplementos vitamínicos e alimentares, que não conhecemos e que até o farmacêutico indica, que temos que dar atenção como um todo, e saber o que é um e o que é outro.

Porquê comprar isso?

Normalmente a gente compra naquela velha história de “maria vai com as outras”. Porque médico não indica se você não precisar, e nem se pedir, na maioria dos casos.

Então, você compra por uma coisa ou pra outra. 

Quando você sabe o que é suplemento alimentar e o que é suplemento vitamínico fica mais fácil definir o que se quer. Quando você não sabe e não entende, vai nas dicas das amigas.

Você só procura suplementos por algumas situações, e cada uma delas, respectivamente, tem seu publico, por exemplo:

  • Quem esta nas academias procura por suplementos alimentares, pra ganhar massa, perder ou pra ter mais energia;
  • Quem esta na academia e querendo emagrecer procura por shakes inibidores de apetites e ficam com isso somente no lugar de algumas refeições;
  • Quem está querendo cabelo e pele bonitos sem cremes opta pelos suplementos vitamínicos mais falados.

Conhecendo os Suplementos

Suplemento Vitamínico

O que é suplemento alimentar?

Conforme estudo de Evelini V. J. e Maria das Dores B. S. Pós-Graduada em Treinamento Físico-Desportivo (2008), os Suplementos Alimentares são recursos ergogênicos que podem ser utilizados para a melhoria da performance e desempenho nas atividades esportivas e fitness, em especial a Musculação.
Não entenda como “bomba” ou anabolizantes ok? Recursos ergogênicos são formas de atribuir valor ao trabalho produzido energicamente por essas substâncias. Que, em outras palavras quer dizer, mais força e mais energia com ganho de músculos.

Vamos colocar eles como:
  • Aminoácidos (amino-fluido, flex, power, power plus, bcaa);
  • Whey Protein;
  • Massa (millenum, way, 700, extreme, mega, 200);
  • Creatina;
  • Pack (animal, monstro, extra, mega, nitro);
  • Carboidratos (maltodextrina, dextrose, car up, carb plus)
  • Natubolic;
  • Hiperclorico;
  • Albumina;
  • L Carnitina

Suplemento Alimentar é da Academia!

Há 10 anos, Marcia Daskal, nutricionista e escritora de nutrição esportiva, já publicava artigos sobre suplementos alimentares na academia. 

Sendo prática comum utilizar suplementos alimentares em academias porque já era um ambiente propício para a venda desses produtos:
Estudos mostram que os jovens estão preocupados com a aparência física e com o peso, o que os leva a treinar por razões estéticas, ao invés do desempenho físico. O atendimento nutricional em academias revela consumo indiscriminado (pouco documentado) de suplementos por praticantes de exercício. (2008 – Revista S.B.M.do Esporte) .
Logo se vê que o hábito da compra de suplementos alimentares já não é de hoje né meninas?

É uma pratica evolutiva que, se não era documentado antes, agora muito menos. Ainda mais porque as farmácias colocam suplementos alimentares em cápsulas na boca do caixa (daí você até confunde o negócio com vitaminas), ou os potões de Whey do lado de leites para bebes ou depende do tamanho ao lado dos suplementos vitamínicos.

👉Se faz academia ou exercícios, ou mesmo tem contato com pessoas que fazem é um passo pequeno pra conhecer esses produtos sem nem sequer pensar em usa-los.

Mas a imagem é tudo né? 😲O que vê no outro você quer pra você, e daí começa o uso indiscriminado sem nem conhecer o produto.

O que é Suplemento Vitamínico?

Olha só porque a gente confunde tudo, vê o que achei aqui sobre polivitamínicos:
Um polivitamínico é um suplemento alimentar que tem várias vitaminas. Suplementos como Centrum, Gerovital e Pharmaton são exemplos de polivitamínicos com outras substâncias como minerais ou estimulantes. (fonte)
👉Se você achar que polivitamínicos que compramos na farmácia (vitaminas) são o mesmo que os suplementos alimentares da academia, daí… ferr0! 

O pior nisso tudo é que nos dois suplementos têm vitaminas, o que caracteriza ser uma coisa só… mas não é ta? Suplemento de academia contêm mais substâncias na fórmula aliada aos exercícios físicos.

Só pra ficar claro, suplemento vitamínico são aqueles que tomamos com várias vitaminas que vem, alguns deles, específicos para cabelos ou pele, Lavitam Mulher, Suplevit Mulher, Imecap, Pill Food, etc. E tem aqueles que são polivitamínicos que não são diferentes desses outros que tomamos pra cabelo e pele, as concentrações de vitaminas são diferentes.

Vai entender agora porque é necessário essa informação.

Agora, vocês sabem que eu mesma tomo suplementos vitamínicos e sempre comento deles aqui no blog, também comento que o excesso dos suplementos pode ser prejudicial e já fiz até um post sobre tomar dois suplementos juntos.

Agora, olha essa matéria feita em 2018 sobre: CONSUMO EXCESSIVO DE PRODUTOS VITAMÍNICOS:

Vou colocar aqui o resumo pra entender esse ponto de “excessos”:
As vitaminas são micronutrientes essenciais que desempenham importantes funções no organismo em pequenas concentrações. […] Entretanto, o uso indiscriminado de vitaminas e polivitamínicos associados a uma dieta excessiva de gorduras e proteinas pode levar a uma absorção exacerbada e ao acúmulo de vitaminas. A hipervitaminose são geralmente, causadas pelo excessos de vitaminas A, D, E e K, […] podem provocar efeitos tóxicos ao organismo.
 Ficou claro nesse artigo de 2018, que, como esses suplementos vitamínicos são vendidos sem prescrição na farmácia, que seria necessário o farmacêutico como intermediário dessa venda. E este, não indicando produtos sem que a pessoa tenha ao mínimo conhecimento, via consulta, sobre o que procura.

Outro fator importante desse artigo e considerando um processo evolutivo de 10 anos. Segundo essas questões está crescendo o uso desses suplementos por quem "não precisa", adolescente de 17 e até meninas de 24 anos. O "não precisa" fica por conta da maioria maria vai com as outras".


Deu pra entender?

A intenção hoje, não é escolher nenhum desses suplementos mas organizar as ideias na sua cachola, 😵 por exemplo, o que é suplemento alimentar? O que é suplemento vitamínico? Qual suplemento eu preciso? Será que eu preciso mesmo desse suplemento?

Deu pra entender gente? O fato de uma pessoa usar na academia e estar com o corpo em forma não significa que aquele mesmo suplemento alimentar sirva pra você. 

Pelo que entendi em vários artigos e teses encontrados é que tudo depende da sua dieta e da sua rotina. Significa que não adianta tomar massa se fica em casa na frente do pc. Não adianta tomar hipercalóricos se apenas caminha duas vezes por semana. É por isso que precisa-se de nutricionistas e profissionais medicos nas academias, coisa que nã acontece em nenhuma das que eu já frequentei.

Outra coisa, tomar suplemento vitamínico pra crescer cabelo é besteira se não faz nada a mais no cabelo, até porque ele tem um prazo pra crescer durante toda a sua vida.

Porquê suplementos deram certo pra mim? 

Eu associo a falta de nutriêntes necessários na alimentação, vida corrida, além de minha dieta não ser regada a gorduras e proteínas ou carboidratos em excesso, além da falta de uma rotina diária e saudável.

No mais, deu pra entender que não adianta buscar um suplemento quando não se sabe ao certo pra quê vai usa-lo ou se te serve!

Beijos 

Referências:

Jesus, Evelini V; Silva, Maria das Dores B. ANAIS do III Encontro de Educação Física e Áreas Afins Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física - http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/def/arquivos/files/SUPLEMENTO%20ALIMENTAR%20COMO%20RECURSO%20ERGOGENICO%20POR%20PRATICANTES%20DE%20MUSCULAO%20EM%20ACADEMIAS.pdf

Hirschbruch, Marcia Daskal; Fisberg. Mauro; Mochizuki Luis. Rev Bras Med Esporte – Vol. 14, N o 6 – Nov/Dez, 2008

CASERTA, LUCAS; PILOTO, JULIANA ANTUNES DA ROCHA. CONSUMO EXCESSIVO DE PRODUTOS VITAMÍNICOS: UMA REVISÃO.REVISTA UNINGÁ, [S.l.], v. 47, n. 1, jan. 2018. ISSN 2318-0579. Disponível em: <http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/1250>. Acesso em: 12 abr. 2018.

Este conteúdo é original de PnC

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana