Quem conhece o blog sabe que foi criado em 2010. Naquela época, o momento era dos blogs, o conteúdo era valorizado, as dicas eram novidades e as experiências eram únicas e também o que dava o retorno de pessoas ao blog.
Era descobrir uma dica e correr contar para as amigas!
Nem cameras tão boas de celular, nem celular. Os grandes blogs utilizavam cameras profissionais, porém, todos eram vistos, daqueles com 22 seguidores, até outros com mais de 1000. Mesmo com imagens embaçadas, texto informal, o que valia era a dica, e foi assim um bom tempo.
As blogueiras se apoiavam. Uma a outra comentando e linkando um a outro blog. Tinha até troca de selinho!!
Era descobrir uma dica e correr contar para as amigas!
Nem cameras tão boas de celular, nem celular. Os grandes blogs utilizavam cameras profissionais, porém, todos eram vistos, daqueles com 22 seguidores, até outros com mais de 1000. Mesmo com imagens embaçadas, texto informal, o que valia era a dica, e foi assim um bom tempo.
As blogueiras se apoiavam. Uma a outra comentando e linkando um a outro blog. Tinha até troca de selinho!!
E foi assim durante alguns anos, troca de links, muitos links, e dicas inéditas (da vó, da tia, do Pitanguy...) e conteúdo original que muitos blogs chegaram na primeira página.
Acho que nem o google dava conta do assunto. E por conta da ascenção de blogs as métricas mudavam sempre.
Acho que nem o google dava conta do assunto. E por conta da ascenção de blogs as métricas mudavam sempre.
O google valorizava conteúdo original, fotos originais (ainda que embaçadas), sem plágio e conteúdo duplicado era punido.
Como um funil, foi-se separando o joio do trigo.
Os releases que as empresas enviavam deixaram de ser iguais para todas, e as meninas aprenderam que, como o google mudava, a gente também tinha que mudar. E também cobrar.
Nós, blogueiras, que trabalhamos para a dica ser vista, e estamos nisso ha anos, sabemos que não vale gastar post com uma dica perdida que ninguém vai ler!
💥Sabemos que primeira página (sem adwords) é vida;
💥Sabemos que conteúdo original sem otimização é post jogado fora;
💥Sabemos que poucas palavras e imagens só serve para pesquisas em imagens;
💥Sabemos que fotos sem nome e sobrenome nem nas pesquisas vai aparecer.
Os releases que as empresas enviavam deixaram de ser iguais para todas, e as meninas aprenderam que, como o google mudava, a gente também tinha que mudar. E também cobrar.
Nem precisou de muito esforço pra aprender que a regra para o blog crescer, além de conteudo original e fotos suas era andar de acordo com as métricas do google.
Nós, blogueiras, que trabalhamos para a dica ser vista, e estamos nisso ha anos, sabemos que não vale gastar post com uma dica perdida que ninguém vai ler!
💥Sabemos que primeira página (sem adwords) é vida;
💥Sabemos que conteúdo original sem otimização é post jogado fora;
💥Sabemos que poucas palavras e imagens só serve para pesquisas em imagens;
💥Sabemos que fotos sem nome e sobrenome nem nas pesquisas vai aparecer.
💥E que falta de coerência faz perder mais seguidor que erros de português!
Enfim, é uma salada mista, onde uma fruta amarra outra fruta nesse esquema todo de dar a dica e fazer com que ela seja vista.
Enfim, é uma salada mista, onde uma fruta amarra outra fruta nesse esquema todo de dar a dica e fazer com que ela seja vista.
Mas gata... é lá na pesquisa orgânica do pai google que viramos rainha desse negócio... Até hoje!
Evoluimos a um ponto que alguns blogs começaram a ensinar como fazer o conteúdo direitinho, de acordo com o que o google mandava, dai pronto! Isso era melhor que ganhar na mega-sena!!! Vamos viver de blog! Foi tanta ferramenta e chave do sucesso que o próprio contador de histórias se perdeu nessa... mas fez muito blog paradinho lá atrás crescer.
Enfim, a evolução nos perdeu. Pra quê ler blogs quando se tem live no instagram?
Hoje os blogs perderam a atenção para as fotos e stories do instagram, o facebook perdeu a graça para o tiktok e as empresas se importam com links para crescimento no google e remarketing.
Estratégia de marketing para blogs hoje é:
- Originalidade no conteúdo, amarrado a outras redes. Você pode falar a mesma coisa que mil já falaram, mas tem que mostrar o que ninguém vê.
- Interatividade nas redes, exposição de vida social (quem não gosta de reality!!);
- E networking com outras blogueiras, parcerias do mesmo nicho com engajamento de seguidores;
Não parece tão difícil né? Mas não é mais um diário de dicas, é tudo no agora, a todo momento, porque o conteúdo diário de algumas palavras no blog não são o suficiente do conteúdo digital que uma pessoa precisa hoje, os leitores precisam de muito mais coisa que o blog pode proporcionar num texto.
Me senti vazia agora! Parece que a nossa própria rotina, vida não é o suficiente pra gente ser feliz. Da pra entender porque dizem pra gente largar o celular e olhar o céu.
Saudades dos bons tempos!
Beijos
Este conteúdo é original de PnC
Oi Lucy, eu fiquei alguns anos afastada e agora que voltei vi que muita coisa mudou, e como mudou.
ResponderExcluirEu era da epoca de selinhos , links e fiz muitas amizades.
Que tempo bom ... bjos
Dea
http://minhacasaeumaviagem.blosgpot.com
Verdade. Eu tenho amigas desde que iniciei aqui. 10 anos e permanecemos parceiras.
ExcluirSaudades
Te acompanho desde o início, e gosto muito das suas dicas. Várias delas me ajudou muito! bjs
ResponderExcluir😍😍 não imagina o quanto isso me faz feliz! Tudo sempre foi pensando em ajudar, que bom que deu certo esse tempo todo.
Excluir🥰🙏🏻