Como faço meu Cronograma Capilar (Nova Tabela)

mulher cabelo liso e comprido


    Oi gente! Tão boas? Depois de tantas colorações e produtinhos testados acho que esta mais que na hora de começar meu cronograma capilar.  Quem me indicou o Cronograma Capilar? Quem me iniciou nessa nova fase de restauração do fio e tratamento intensivo foi a querida Michelli.

    Achei interessante porque vivo testando produtinhos no cabelo, e foi assim conversando sobre produtos que chegamos a esse assuto tão famoso na terra gringa. Tem muita coisa sobre isso que eu não sabia e que a Michelli me explicou com a maior paciência do mundo já que sou cheia de dúvidas e questionamentos sobre tratamentos.



Como comecei Meu Cronograma Capilar


    É preciso entender que o Cronograma Capilar é um tratamento gradativo para cabelos com muitos danos. O tratamento consiste em utilizar máscaras de tratamento numa sequência natural e constante. Esse tratamento disciplina o fio doando o que precisa de nutrientes conforme seu estado, sua necessidade.

    Para fazer o cronograma dar certo, entendi que no prazo de tratamento (que é de 1 mês) devia evitar o uso de tinturas. É preciso abdicar de químicas de progressivas, descolorações e tinturas quando der inicio ao tratamento. 

   
 Pra dar inicio tem que primeiro entender um pouco do que seu cabelo precisa, e já sabemos que não é dificil entender quando um cabelo esta danificado, veja as pontas ressecadas ou queimadas, veja o cabelo pesado e sem movimento, elástico, poroso, sem vida e quebradiço. Assim a gente sabe fácil os danos nos fios.


Quais Produtos usar no Meu Cronograma Capilar


    Vai precisar conhecer os produtos que vai utilizar no tratamento, ou mesmo aqueles que você já tem em casa. Por que isso meninas? Porque nem tudo que o produto diz na embalagem é o que precisamos ou  o que ele realmente vai fazer.

    Ta complicado? Calma gateeeenhas! Aos poucos vamos entender...

    Descobrir o que a máscara faz para o cabelo hoje esta mais fácil, porque a cosmética capilar tem usado inovação e nutrientes importantes para deixar o cabelo bonitão (adoro a concorrência entre as marcas, quem ganha é a gente!!!). Isso significa que não precisa ser expert, só saber exatamente se ela fará uma hidratação, nutrição ou uma reconstrução. Ok?

Como entender a Composição do Produto?


    Não faço ideia de como entender isso! Maaaas, perguntei para químicas e alguns profissionais e entendedores do cronograma como faria isso. A história foi que, olhando na composição do produto (nos ingredientes) os primeiros itens eram mais fortes na máscara. Na dúvida eu fui perguntar para a ANVISA se era verdade isso mesmo; Então p
erguntei para a ANVISA se a composição dos produtos cosméticos vem em ordem decrescente no rótulo, e vou deixar a resposta aqui para quem precisa conferir isso: Resposta ANVISA


As Fases do Meu Cronograma Capilar


    O cronograma capilar leva três fases que chamam de hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma dessas fases leva uma máscara capilar conforme seu tratamento no cabelo, assim, seria uma máscara de hidratação, uma máscara de nutrição e uma máscara de reconstrução;

 
Hidratação - É a reposição hídrica, aqui vamos repor a agua perdida no cabelo, isso é um fator muito importante para mantê-lo saudável. A linha de produtos mesmo que não seja da mesma marca deve ser do mesmo gênero: hidratantes, isso inclui os restauradores e hidratantes como ampola e flaconetes. Ingredientes das mascaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real etc.
 

 
 Nutrição - É reposição lipídica, aqui uma mascara comum pode virar nutritiva com óleo de argan, ou simplesmente ser nutritiva e reparadora com creatina na fórmula. Normalmente as mascaras com muito nutrientes, como óleos, manteigas e ceramidas são mais fortes do que uma simples mascara de hidratação, tem maior durabilidade no fio, controle do frizz e peso na medida certa. Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, trigo, seda, aveia, etc.. ceramidas, óleo de coco, óleo de semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, creatina e até cisteina!  

 
 Reconstrução - É a reposição proteica, essa é a hora importante de identificar o que seu cabelo ainda precisa, se esta com muito frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, e investir no tratamento reconstrutor certo para o fio. Ingredientes importantes: Queratina (Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), colágeno. A reconstrução pode ser só queratina liquida, ou ampolas de queratina junto a sua mascara ou após o shampoo conforme for o uso dela pelo fabricante.


   A sequência de produtos utilizados durante a semana, será um dia de lavagem e um dia não, (no meu caso) vi outros cronogramas que as meninas ficam 2 ou mais dias sem lavar os fios, assim na sequência de lavagem na semana fará seu ciclo de acordo com o que seu cabelo precisa. 

Como vou fazer o meu cronograma: (Nova Tabela) 

1º Ciclo: 

1ªsemana: H,N, R
2ªsemana: H,N, R
3ªsemana: H,N, Cauterização

  
Seg
Ter Qua Qui Sex Sab Dom
H - N - R - H
H - N -
R
- H
H - N - término- cauterização  - H



Dicas


  1. a) O ciclo não deve começar por reconstrução porque antes disso seu cabelo precisa estar hidratado;
  2. b) Como lavo o cabelo um dia sim e outro não, vou usar os produtos nutritivos 1 vez na semana, após o shampoo desamarelador; 
  3. c) As hidratações devem seguir no tempo de pausa da mascara, mas vou fazer minha sequência de hidratações com 3 minutos da mascara no banho com touca laminada; 
  4. d) Não é necessário a semana inteira utilizar mascara capilar, a não ser que seu cabelo necessita desta intervenção. Pode usar só shampoo e condicionador hidratantes ou nutritivos, seguido no pós lavagem com leave-in, que deve ser usado diariamente; 
  5. e) Pode fazer uma pausa de 48 horas depois de hidratar e reconstruir, é opcional; 
  6. f) Fazendo o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo de secador e chapinha usando thermo protetores; 
  7. g) Aos poucos você vai perceber do que o cabelo precisa e assim pode esticar a semana só com hidratações e as reconstruções você pode diminuir dependendo das químicas que faz e se são sucessivas; 
  8. h) Cabelos muito danificados, crespos e extremamente ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, ou de argan como fiz. Use os óleos na fase de nutrição;
  9. i) Ainda pode fazer nos dias de RECONSTRUÇÃO (a cada 2 semanas- 15 dias) tratamentos potentes e fortalecedores, como cauterização, blindagem ou queratinização;
  10. j) As pontas dos cabelos, se ressecados, com pontas duplas e sem vida, devem ser tratadas com óleos, de argan, de coco, de macadâmia, geléia real, deixa-las nutridas durante o tratamento é essencial e indispensável. 
  11. k) A limpeza a cada 15 dias com anti-resíduo é essencial e dará mais força no tratamento para o novo ciclo. 


    Bom… a Michelli me explicou que é preciso abolir os produtos que fazem mal aos fios como: óleo mineral e parafinas (petrolatos) … Isso normalmente para os cabelos cacheados e que já faz uso de produtos sem surfactantes.

    Tem algumas dicas da técnica química sobre composição de produtos aqui. 

    Mas não estresse com composição, o básico da mascara de tratamento esta no rótulo, e ninguém precisa ser químico pra tratar o cabelo! 


    Beijos

    Dúvidas deixe nos comentários.

    Post atualizado


Este conteúdo é original de PnC


Nenhum comentário

Meninas, recentemente o Blog passou a usar um cadeado na sua url o que confere mais segurança para o Blog. Por conta disso o sistema de comentários mudou, e ficou mais fácil para todas!
Qualquer dúvida só chamar!
Beijos
Lucy Viana