Oi gente! Tão boas? Será que todo cabelo é elástico ou somente que o cabelo elástico é o mesmo que emborrachado? Dizem que o cabelo elástico é aquele de efeito chiclete. É ou não é?
Cabelo Elástico Natural
O cabelo é elástico.
O fio tem elasticidade própria e natural. Se puxar qualquer cabelo agora, na sua frente, vai ver que sua estrutura pode ser chamada assim. Porque se esticar o cabelo ele vai parecer um elástico. E ele volta depois que estica ta?
Pior, é "achar" que o fio ficou elástico, depois de lavar o cabelo e puxar a pontinha e ver que ele esticou um pouquinho!! Genteeee! Barbaridade!
Tem que entender essa diferença. O cabelo danificado e elástico tem outras características além desse efeito chiclete no fio. O cabelo é hiper poroso, frágil, quebradiço e extremamente ressecado.
Sabe que um dos erros em tratamentos é o diagnóstico errado? Sim. Porque muitas vezes você mesma incrementa danos que o cabelo não tem, e depois acaba usando produtos dos quais o cabelo não precisa, ou é pesado demais pra própria absorção!
Cabelo Elástico pode fazer Progressiva?
O cabelo elástico assume duas formas, quando esta molhado (úmido) você puxa e ele fica. Quando esta seco esse mesmo fio se puxar ele quebra. É um fio oco, sem elasticidade, e sua estrutura está comprometida.O que a química faz nesse fio? No máximo quebra.
A progressiva força o fio a manter outra forma, pra isso o cabelo é moldado diferente da sua naturalidade. Se esse fio não estiver estrutura, ele mesmo não aguenta a moldagem e parte.
Então... Não! Um cabelo elástico não pode fazer progressiva. E vai quebrar no teste de mecha!
Ta na dúvida? A Química responde!
Na dúvida eu já fui logo perguntando pra técnica química Adriana Freitas que história é essa de cabelo elástico?Resposta: O cabelo tem naturalmente uma elasticidade saudável: Você puxa um fio molhado (úmido) e ele estica um tanto e depois de soltar ele volta ao normal. Dependendo do quanto estragado o cabelo estiver, você puxa o fio e ele não volta, fica enrugadinho.
Faça o Teste - Estica e Puxa
Quer fazer o teste?
Se puxar seu fio úmido e ele voltar ao normal o cabelo está elástico e está perfeito. Se puxar e o fio não voltar e ainda enrolar está danificado!
Não vale fazer o teste no cabelo seco!!
E é claro que não pode puxar demais o fio, mesmo o mais resistentes dos cabelos se estiver molhado e puxar demais ele estoura, arrebenta e quebra.
E é claro que não pode puxar demais o fio, mesmo o mais resistentes dos cabelos se estiver molhado e puxar demais ele estoura, arrebenta e quebra.
Fio seco não tem elasticidade. Fio seco tem resistência. Propriedades físicas diferentes.
Como recuperar o Cabelo Elástico?
Se o cabelo estiver sem elasticidade, ou seja, puxa o fio e ele não volta, ele fica enrolado igual uma molinha, então precisa cuidar do fio. Cuidar com aminoácidos pra recuperar o fio internamente e com proteína pra recuperar o fio externamente. O resto dos ativos servem pra dar outras características, mas esse problema da elasticidade se resolver de verdade com essas duas coisas somente: aminoácidos e proteínas.
O aminoácido retem água além de reparar o fio, por isso é específico que torne dele seu ativo principal de reparação, muito mais que a própria queratina. O fio precisa recompor toda a massa perdida do cabelo.
Outra dica boa é utilizar junto às nutrições óleos que encorpam o fio e aderem ao córtex, não são todos que fazem isso, veja aqui;
Receita Bombada pra encorpar o fio
Tem uma receita bombada pra encorpar o fio e da muito certo:
- 5 ml de óleo de Rícino (ou óleo de babaçu);
- 5 ml de ampola carga de queratina Acquaflora (concentrada em aminoácidos)
- Máscara de Tutano
A glicerina também pode ser adicionada no dia que o cabelo estiver muito judiado.
- Veja essa matéria no site Cabelos Loiros
Obrigada a técnica química Adriana! Sempre ajudando a gente!!
Beijos.
Este conteúdo é original de PnC - Conta com a colaboração da técnica química Adriana Freitas. Post atualizado