Dicas para as fases do Cronograma Capilar


mulher apertando pump de produto


    Oi gente! Tão boas? Eu quero trazer sempre uma novidade no Blog sobre Cronograma Capilar, produtos, tabelas diferentes e cabelos diferentes e também Dicas para as fases do Cronograma (Leia aqui sobre Cronograma.). Especialmente porque muita gente tem dúvidas sobre os produtos utilizados;

Por quê Fazer?

    O que devemos entender é que o cabelo com química de progressiva e colorações sucessivas perde a força, a vitalidade e muitas proteínas que o cabelo normalmente possui. 

    Para esse cabelo, seguir um cronograma e disciplina-lo com os produtos certos na hora certa, irá contribuir para saúde do fio, restaurando a parte danificada e mantendo o brilho e a vitalidade nele. Esse é o principal motivo de se fazer um cronograma, recuperar, fortalecer e manter o cabelo saudável. 

Dicas para as fases do Cronograma - A compra de produtos 

    Se muitas pessoas já tinham dúvidas em como começar o cronograma, imagina o quanto ficaram "perdidas" sobre os produtos que devem utilizar nas fases do cronograma capilar?! Uns hidratam, outros nutrem e nem todos reconstroem fazem isso mesmo… Da pra desistir desse tratamento só com estas perguntinhas não da?

    Não tem como fazer a averiguação de cada produto sobre o que realmente eles fazem no cabelo. O melhor a fazer é o que minha amiga química disse e confiar no rótulo do fabricante. A certeza da qualidade no seu cabelo vai ser mesmo na hora de usar. Acredite que quando o produto é ruim o resultado é contrário do que ele mesmo aponta fazer. E não comprem de qualquer marca sem pesquisar antes.

Discipline o uso dos produtos 

    Se quiser fazer o tratamento vai ter que disciplinar o modo de uso dos produtos, e não pense que tudo vai dar certo, eu fiz meu primeiro cronograma e não deu!! Tive que refazer a tabela e mudar os produtos para obter uma resposta positiva… E ainda assim você fica na dúvida: Estou com os produtos certos? Aquele produto que faz hidratação esta fazendo mesmo?  

    Seguindo só o rótulo não da pra saber, a medida que for usando é que vai perceber como seu cabelo esta reagindo ao tratamento. 

    Outra coisa, não saiam alucinadas comprando tudo que é produto, primeiro veja os que tem em casa, separe os produtos cada um na sua categoria (hidratantes, nutritivos e reconstrutores) e se faltar compre outro. Se acabar procure uma substituição. Não acumule e nem use muitos produtos ao mesmo tempo que pode ter efeito rebote, e seu cabelo ao inves de melhorar ficar pior do que já esta. São 3 produtos somente durante 1 mês.

Dicas para as fases do Cronograma 

    Não se prenda a marcas, pessoas a nada, vá no que esta ao seu alcance. E não use neste tratamento aqueles produtos ditos "cronograma capilar" porque eles não entram nesse tipo de tratamento;

    Hidratação: Que mascara capilar usar? 

    Muitas máscaras que protegem a cor, que são anti-queda e fortalecem são hidratantes para os fios, não tem erro em achar eles no supermercado ou lojas e perfumarias; 

    1) Normalmente as hidratações específicas levam vitaminas E, B5, A, pantenol, são os populares de mercado, potões que temos fácil acesso; 
    2) Você pode usar o Bepantol na sua hidratação 1 vez na semana, ele é pura vitamina, beneficie seu cabelo com este produto porque vale a pena. 

    Nutrição: Como saber se a mascara tem óleos? proteínas? 

    Bom, eu amo essa fase e meu cabelo fica lindo, porque tudo que meu cabelo perdeu com a quimica da coloração, nessa fase ele vai ter boa parte dos nutrientes de volta; E aqui nessa fase ele ganha emoliência, peso e movimento. 

    Diferenciar esta mascara é fácil, já começa que na maioria das vezes elas são um pouco mais caras do que a hidratante, porque tem muitos ativos e esses ativos como óleo, saem mais caros para a empresa, isso em mascaras realmente potentes. O óleo nutre o cabelo ressecado , as manteigas presente na fórmula são fonte de rejuvenescimento para cabelos ressecados;

    Agora, não tem mascara nutritiva e não esta podendo gastar, fácil, compre uma ampola com alto poder de nutrição para usar junto com sua mascara de hidratação, tem da Alfaparf, Alta Moda, Belo Fio, Acquaflora, óleo de argan, etc. Ou apenas compre um óleo de argan e use misturado com um pouco de máscara, isso também transforma a máscara em mais nutritiva;  não jogue nada desses produtos dentro do pote, primeiro porque você vai usar a mascara de hidratação e se jogar nela além de mudar suas proteínas ainda pode neutralizar esses ativos porque cada produto tem uma dose de conservação. 

    Quando for fazer misturinhas pegue um pote separe a quantia da mascara que for usar, separe uma ampola (não jogue muitas ali que seu cabelo vai pesar) e sim, nutra seu cabelo.

    Reconstrução: Minha mascara é forte reconstrutora? 

    Não da pra saber, só usando mesmo, por isso procure marcas que conhece a qualidade e já usou, isso inicialmente, antes de ir testando tudo que vê pela frente; Mascara reconstrutora tem queratina e outros aminoácidos importantes para o fio, vai ter que dosar, reconstrua o fio do cabelo a cada 15 dias, é o suficiente se disciplinar seu cabelo hidratando e nutrindo antes;

    Deixe para usar queratina só no dia que for reconstruir, algumas vezes o cabelo fica tão perfeito que vai querer fazer de novo, não faça! A queratina em excesso quebra o cabelo, enrijece, e deixa opaco. Dose. Use na medida certa e seu cabelo sempre vai ficar lindo!

    Não tem mascara reconstrutora, você pode comprar as ampolas liquidas de queratina, elas funcionam muito bem, tem leave-in de queratina, é também uma opção na hora de reconstruir mas não abuse, não coloque produto demais no fio somente o que ele necessita. 

    E quem não tem química e nadica de nada no cabelo mas quer fazer o tratamento, pode, hidrata e nutre e sempre use leave-in, vai ter sempre o cabelo saudável.  Só você vai saber como o cabelo vai reagir, observe como o cabelo fica nas três fases do tratamento, e saiba distinguir quando ele só precisa ser hidratado.

Beijos. 

Este conteúdo é original de PnC


Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana