Mascara x Condicionador: Qual usar?

Mascara x Condicionador

Oi gente! Tão boas? Já tive algumas perguntas sobre isso mascara x condicionador, tipo, qual seria o melhor pra usar e investir? Mas eles tem suas diferenças, vem entender!


Na verdade condicionador e mascara fazem parte de um tratamento que hoje, fazemos como queremos e com o que desejamos, por isso, a real é que nem todas usam o condicionador e nem todas usam mascaras, e cada uma trata o cabelo do jeito que pode e gosta. Acabou o assunto? Não!

Felizmente temos muitas empresas dispostas a trazer a tecnologia "de ponta" em tratamentos capilares, isso sugere que muitas marcas por ai tem condicionadores que parecem máscaras e vice versa, a coisa complica ainda mais quando o modo de uso indica um ou outro mas o kit e vendido somente com todos os produtos!!! Hein? É... com tanta variedades de produtos e propostas nos rótulos é possível confundir o tratamento real da mascara e condicionador

Tem uma enorme diferença nos dois produtos e mesmo nos condicionadores mais potentes seu efeito não será o mesmo que uma máscara! isso ai seria a lógica! Mas...



O Condicionador


Conforme V.Bedin, Tricologista, o condicionador é um desembaraçante que promove a penteabilidade e pode fornecer "benefícios" às cutículas favorecendo o brilho, alinhamento e a proteção no cabelo, leia a matéria na integra aqui. É afirmado na matéria que o condicionador pode conter ativos reestruturantes que tratam o fio e outros são como "creme rinse" somente fazem a parte da selagem de fios e desembaraço.

A diferença esta nas marcas e seus componentes, sendo profissionais ou não, a diferença dos condicionadores pode ser percebida pelo cabelo e pelo tratamento ou selamento nas cutículas mas não agrega tratamento ao córtex fissurado e nem mesmo aos desgastes do fio. O condicionador deve ter na composição poder anti-estático, anti-frizz, gorduras para devolver o que o shampoo removeu demais e o pH ácido para selar e equilibrar o pH do fio após o shampoo.

A Máscara 


A mascara contem agentes mais potentes que o condicionador e não é somente um reequilibrante de pH, age além das cutículas e seus benefícios não são somente no brilho ou proteção do cabelo, a máscara de tratamento age doando força, resistência, elasticidade, devolve a umidade, a emoliência e vai além disso porque é durável no fio e resgata danos profundos até mesmo repondo massa, doando nutrientes para que o cabelo fique com caimento e saudável.

A concentração de ativos é totalmente diferente do condicionador porque são propostas diferentes para o fio.
Mesmo usando um condicionador profissional que garante restauração do cabelo ainda asism os componentes da máscara serão mais específicos para o tratamento, além disso, a composição alia ativos possíveis de chegar ao núcleo e assim fornecer a reparação desde seu interior. 

Pode trocar a máscara pelo condicionador?


Desde que você considere como condicionador um que trate o fio e que seja aliado ao shampoo para melhores resultados o condicionador pode fazer as vezes da máscara em um cabelo sem tantos danos químicos e perda de estrutura, mesmo assim, é indispensável o tratamento capilar com máscara adequada as características do fio pelo menos uma vez por semana.


Veja mais duplinhas de tratamento:


Já cabelos com danos profundos, desestruturados, com pontas ressecadas que perderam a integridade do fio, que estão "ocos" por químicas sucessivas, finos e ralos precisam do tratamento com a máscara capilar para agregar valor nutritivo ao fio. O cabelo não aguenta químicas, escovações e até mesmo as agressões externas se não tiver tratamento desde o interior da fibra capilar.

Com as máscaras com pH ácido muitas vezes o condicionador acaba sendo opcional, mas lembre-se que condicionador pode ser usado diariamente e as máscaras de tratamento tem ressalvas ao uso contínuo principalmente se são potentes, com ativos concentrados.

Beijos