Tipos de Shampoos Suaves


Shampoos Suaves

Oi gente! Tão boas? Também estão com problemas de achar shampoos suaves? Ta rolando uma dúvida aqui com as meninas, por conta de alguns shampoos. Mas calma, vou ajuda-las à encontrar um shampoo suave de imediato, mas antes é preciso saber qual tipo de problema você esta no momento pra poder adquirir o produto certo!


Antes de qualquer coisa entenda que o shampoo sem sulfato, usado na técnica de tratamento Low Poo, é visto como mais suave por conta de não ter a mesma detergência dos shampoos comuns.

E nem a mesma agressão nas cutículas, porém tem vários tipos de shampoos que podem ser suaves e não somente os utilizados para a técnica Low Poo. Tem shampoos específicos para tratamento no couro cabeludo que tem sulfatos leves e similares que não ocasionam um problema de desgaste na fibra. São tratamentos diferenciados.

Vamos separar algumas higienizações por aqui?

 Fui lá nos cafundó do blog ver alguns posts das técnicas químicas e hairstylists que também falam sobre o uso do shampoo. 

Também tem um post aqui no Blog de 2012 que está claro e bem objetivo sobre shampoo suave e tem até algumas indicações, nem sei se tem estes shampoos ainda por aí, mas já segue a dica, lê aqui.

O motivo da procura por Shampoos Suaves


Muita gente procura por “shampoos suaves” por vários motivos!

  • A loira é por conta das químicas, da sensibilidade do couro cabeludo;
  • As meninas com queda procuram por conta do cabelo não cair na hora da lavagem;
  • As meninas cacheadas porque não querem produtos agressivos no cabelo já ressecado;
  • E ainda tem várias outras razões, mais importantes sobre isso, que são as meninas que tem reação alérgica à progressiva e são instruídas a procurar um shampoo suave!

O que anda acontecendo pra tanta procura por shampoos suaves?


Pelo que me contam, a maioria das vezes, essa procura por shampoos suaves é por conta de indicações dos próprios profissionais e os problemas com a progressiva. Reações que acontecem comumente nos cabelos “progressivados” hoje em dia.

Assim a pessoa sentiu a reação, coceira, queimação e sensibilidade e é indicada a procurar um shampoo suave pra utilizar até que acabe essa reação.

Compreende a procura?

Mas na verdade se colocarmos na ponta do lápis, procuramos shampoos mais suaves, quando há algum problema no cabelo. Então seria óbvio nossa procura pelo produto mesmo sem indicação. 

Enfim, compra-se um shampoo suave por motivos reais, problemas no cabelo e couro cabeludo;

O Diagnóstico certo: Sim ou Não


Shampoos Suaves

Ok. 

Já está entendido que o cabelo que está com algum tipo de problema no fio ou no couro cabeludo precisa de um shampoo mais suave. Agora o diagnóstico certo como você vai saber?

Pela lógica meninas. Conhecendo a causa e a consequência.

Tem alguns casos que é preciso ir direto ao médico. Em outras situações é possível aliviar a sensibilidade na higienização com um shampoo mais suave;

  • Se a pessoa tem feridas no couro cabeludo não deve usar produto nenhum no local lesionado, a não ser se foi prescrito por um médico;
  • Assim como não se usa shampoo cosmético para nenhuma lesão no couro cabeludo;
  • Nem mesmo shampoo anti-caspa para “caspas” após a progressiva, porque não são caspas quando essas casquinhas aparecem depois da química, e provavelmente irá precisar de uma loção específica para esse tipo de reação;

Mas… pode-se usar destes indicados;

  • Sensibilidade no couro cabeludo após uma descoloração é favorável um shampoo menos agressivo;
  • Shampoo suave por conta da queda de fios;
  • Shampoos suaves por cabelos fragilizados e quebradiços;

 

Tipos de Shampoos Suaves

Shampoos Suaves Naturais 


O shampoo natural pode ser feito com óleos essenciais. Pra isso, usa-se um shampoo balanceado (pH até 6) e acrescenta até 10 gotas de óleo essencial para 100 ml específico para a sensibilidade do cabelo;


  1. Salvia - Excelente óleo para combater a caspa, controlar a queda e auxiliar o crescimento, é  completo no tratamento capilar porque também ajuda a reduzir o excesso de suor.
  2. Ylang Ylang - As propriedades do óleo de ylang ylang são inúmeras, mas relativo para o cabelo é sua proteção aliado ao óleo de coco, os dois são capazes de proteger e fortalecer a elasticidade do fio;
  3. Cedro - O Cedro e a Lavanda são ótimos aliados para o cabelo seco podendo ser frequente o uso para cabelos opacos e com muito ressecamento, porém é preciso abstinência de aparelhos modeladores, ou nada surtirá efeito.
  4. Limão siciliano - Remove sebo e desintoxica o couro cabeludo, tem ação purificadora e um dos melhores para cabelos oleosos;
  5. Alecrim - É rico em antioxidantes, combate os radicais livres, regenera e ativa o crescimento, controla a queda.
  6. Copaíba - O óleo de copaíba já esta em vários cosméticos sendo auxiliar no tratamento de irritações e problemas de queda do couro cabeludo, 
  7. Hortelã - O óleo de hortelã não é somente purificador, age revitalizando o bulbo e controlando a queda, é possível sua utilização no shampoo como aliado de tratamentos convencionais.

Outro shampoo natural é feito com o bicarbonato. Mesmo considerado um pH alto, o bicarbonato somente misturado com água no cabelo, não agride o tanto que se misturado com shampoo com sulfato.

Melhor depois da lavagem com bicarbonato e água é a selagem do fio com vinagre de maçã. Garante higienização eficiente e suave para as cacheadas;

Pode acrescentar com bicarbonato e água um pouco de óleo de jojoba, ou óleo de rícino então pode fazer essa lavagem mais suave e nutritiva.

Shampoos Suaves Low Poo

shampoos suaves

Nem precisa dizer que hoje temos muitos shampoos Low Poo para acrescentar na nossa rotina capilar. Mas via de regra, os mais suaves e indicados para essa técnica específica, são aqueles que também não tem silicones e parabenos como os shampoos da Deva Curl, e outros BBB que garantem a suavidade na higienização diária.

Tem outros Low Poo que mesmo com silicones promovem uma higienização eficaz e suave para cabelos sensibilizados, como o Light Poo da Loreal ou Low Poo da Garnier, já testei os dois e amo!

Shampoos Suaves de Tratamento 


Tem muitos shampoos considerados suaves pelo tratamento e reparação no fio; Como shampoos da Boni Natural, pré-shampoo e purificação do Boticário, Tea Tree da Paul Mitchell, Cetaphil shampoo suave para couro cabeludo, Amazônia Viva, etc;

Shampoo Diluído também é Suave? 


O shampoo diluído não vai perder sua característica principal que é a detergência, já fiz post aqui no blog, que da na mesma usar somente o shampoo diluído. 

>>> Leia sobre o shampoo diluído aqui;

O shampoo indicado Pela Técnica química 


Já teve post aqui com a técnica química da K-Pro apontando como deveríamos escolher nosso shampoo, e claro que dica boa a gente sempre lembra!

Diariamente procure sempre utilizar shampoos com pH balanceado.

Faz parte da nossa vida acreditar que o ideal para nosso cabelo e pele seria o pH neutro . O que não é real !!!!!

O pH balanceado ideal para nossos cabelos é o levemente ácido , ou seja entre 4.5 a 5.5 portanto é fundamental para o tratamento diário de cabelos saudáveis ou com processos químicos. 


O pH dos produtos para cabelo deve ser entre 4.5 a 5.5, isto é levemente ácido, pois ajuda a fechar as cutículas (cutículas fechadas, maior reflexão de luz, cabelos mais brilhantes), além de não agredir a camada ácida graxa natural dos fios (camada protetora responsável pelo brilho e maleabilidade).

O pH ácido é fundamental, pois previne o desbotamento da coloração natural ou artificial dos fios, sela as cutículas.

Quando falamos em caspa, psoríase e seborreia, temos duas opções:
 
  1. Em casos graves devemos procurar um dermatologista ou até mesmo um endocrinologista.
  2. Nos casos suaves procuramos soluções cosméticas que tratam o couro sem agredir os cabelos (o que não acontece quando o problema é mais grave):

Ativos: Para balanceamento e higienização cosmética, devemos procurar produtos com óleos de Jojoba: Higieniza o bulbo , balanceia a oleosidade e limpa o couro cabeludo; Melaleuca, óleo australiano utilizado há 400 anos, antiinflamatório e antisséptico para higienização e balanceamento do couro cabeludo com problemas.

Da pra encontrar um shampoo suave nesse post pra chamar de "seu" não é meninas?

Beijos


Este conteúdo é original de PnC

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana