Dicas para separar as mascaras no Cronograma Capilar

Anotações

Oi gente! Voltei…

Em rede social não da pra explicar muita coisa, quando você responde uma coisa acaba vindo outra pergunta, então lá tem que ser na base da objetividade…

Aqui no Blog da pra falar mais claro…

Então vamos começar a separar as mascaras que temos em casa para nosso tratamento: O cronograma capilar .

Em primeiro lugar quero avisar que eu mesma já “levantei a bandeira” aqui várias vezes que ninguém deve ficar olhando a composição pra comprar uma mascara de tratamento, meu pensamento não mudou quanto a isso, mas sim quanto as mascaras que na maioria das vezes só vem escrito na embalagem “HIDRATAÇÃO” e quando vai ver pra que serve na própria descrição descobre ali mais ativos nutritivos como óleos e manteigas do que mesmo os hidratantes…

Não é regra para todas mascaras, mas muitas descrevem o que pode fazer ao fio segundo os ativos contidos nela, por isso considero prestar atenção no rótulo quanto ao apelo de marketing, como essa da dove “Óleo Nutrição”:


A coisa complica porque justamente nem todas são assim, e falam na “lata” é isso aqui, é aquilo ali… inventam nomes fantasias, nomenclaturas lindas e perfeitas só pra informar que tem queratina, ou que tem óleo… e nem sabemos ao certo o quanto tem de bom ali….

Mas… pra quê… somos Brasileiros e não desistimos nunca (me empolguei ops!)
Pra mostrar ao consumidor o quanto tem de bom naquele produto essa é a mais pura verdade.

Faz parte do papel de vender o produto, isso não significa que ele seja ruim, pelo contrário, talvez você só desperte um interesse por ele porque tem ali na fórmula um blend com nome esquisito e que você achou muito bonito! E depois de usar pode até se apaixonar!

Segue que a gente vai cair na história de marketing e sinceramente, o marketing a gente já nasce fazendo… da casa, do marido, do filho… não é? O seu não vai ser sempre melhor?

Vamos seguir…

Exatamente por tudo isso: Como separamos as mascaras, como elas vem na embalagem para o consumidor/cliente, como vem na composição, faço assim para classificar minhas máscaras:
  1. Primeiro identifico a própria descrição do fabricante. Na maioria das vezes a mascara cumpre o que promete na embalagem… Aquela descrição pequenina que aparece indicando o que ela “provavelmente” fará no fio é realmente pra que ela deve funcionar, mas identifique também pra que tipo/característica de cabelo serve;
  2. Se já sei que é para meu tipo de cabelo mas ainda não identifiquei pela embalagem em que fase entra, vou espiar o que vem na composição e começo a separar ela pelo que é mais predominante, já que esta fora de cogitação pensar se a concentração dos ativos é boa
  3. Vou diferencia-las pela concentração: Mais fortes são as profissionais, médias são as semi-profissionais (vendidas ao consumidor em lojas de cosméticos), mais fracas são as de mercado, comerciais.
Não significa que as comerciais não tratam… a relação é entre elas e a provável concentração de ativos… Sem contar que muitas mascaras você só consegue identificar pra que fase ela entra só depois de testar, e algumas o efeito é progressivo ... Mesmo assim eu confio plenamente nos 3 tipos de mascaras para tratamento.


Fica assim então (fase HHidratação; Fase NNutrição; Fase RReconstrução ):
  • Uma mascara com manteiga de karite, óleo de argan e extratos segue pra minha fase N;
  • Uma mascara com creatina e queratina é potencialmente reparadora tanto vou usa-lá na fase N como também numa R mais leve;
  • Uma mascara com proteínas e óleos coloco na fase N;
  • Queratina, proteína do trigo, cisteina é mascara reconstrutora, fase R;
  • Extrato de plantas, vitaminas e pantenol é H;
Os ativos são muitos e sempre vai encontra-los misturados, por isso é complicado separar!

Uma mascara comercial que tenha os mesmos ativos que uma profissional não vai ser potencialmente mais forte que ela, justamente pela empresa fabricar para clientes de salão e assim terem seus ativos mais concentrados como disse anteriormente preenchendo muitas fases numa só mascara.

Meninas pelo aplicativo Snupps pode saber qual máscara de tratamento entra em cada fase do cronograma capilar. Coloquei todas as máscaras testadas separadas pra cada fase, mais sobre o aplicativo aqui meu login lá é lucyviana, só procurar.
Aproveita e segue no Instagram @lucy_viana porque quase tudo que tem lá, não tem aqui;
Beijos.