Filtro solar no cabelo? Pra quê? Saiba Mais…



Oi gente! Tão boas? Conversei com a Camila, técnica química da K-Pro, pra aparecer aqui no Blog de vez em quando dando algumas dicas sobre cabelos, produtos, composição e danos.

E falando sobre a importância do filtro solar também no inverno, hoje a dica da Camila é sobre isso mesmo, proteção solar nos fios, o que faz o sol no cabelo, a proteção no mar e piscina, os principais antioxidantes, etc.

o que o sol provoca nos fios:


O cabelo quando super exposto ao sol ( radiação UV) sofre alterações em suas propriedades físicas, químicas e mecânicas. Ou seja, a radiação UVB ( que provoca queimaduras na pele ), nos seus cabelos degrada as pontes de enxofre ( ligações entre os aminoácidos que proporcionam força e estrutura nos nossos cabelos internamente ), deixando os cabelos fracos, quebradiços e oxidados.

Leia Também:

Esta quebra de pontes de enxofre, provoca uma perda de cistina (aminoácido importante para força dos fios), ou seja cabelos com menor resistência e degradado.



Os efeitos :

1- Desbotamento: Modificação na cor natural ou artificial do cabelo tornando-se avermelhado ou alaranjado ( oxidado)

2- Enfraquecimento: O sol degrada ( estraga ) as pontes de enxofre tornando os fios fracos , com tendência a quebrar. Ou seja , cabelos danificados.

3- Falta de proteção e maus cuidados no mar , piscina e calor : Removem a camada ácida natural protetora dos fios (CMC- cimento de membrana celular), esta camada é uma camada lipídica (gordura) que esta entre o córtex e a cutícula e é considerado nossos filtro solar natural .


Mas porque cabelos coloridos oxidam ?


Oxidar para a pele significa envelhecer, para os cabelos significa : Desbotar.
Portanto para evitar os danos causados a cor , devemos utilizar nos cabelos produtos com absorvedores de radiação UVB e anti oxidantes.

Mar, piscina, cloro


Filtro solar , protegerá seus cabelos da radiação UVB, ou seja , um componente especifico absorverá a radiação.

Danos da água do mar : Para prevenir o ressecamento causado pela água do mar, devemos usar leave-in super hidratantes (com óleos naturais e manteigas na formulação), mas, o mais importante é a manutenção diária! Shampoos ácidos, sem sal, detergentes suaves, etc.

Cloro : O grande vilão ! Além da coloração esverdeada que surge em cabelos loiros , o cloro se deposita nos fios e causa ressecamento. Para impedi-lo: tente usar leave-in a cada mergulho e invista na manutenção, cabelos danificados sofrem mais os danos do cloro que cabelos saudáveis !


Como melhorar a eficiência dos produtos Haircare com filtro solar?


Após os mergulhos (mar, piscina), sempre é interessante a sua reposição. Neste caso através de um leave-in ( com proteção, que deve vir referenciado na embalagem ), a cada mergulho, reponha!!!!! A melhor formulação para ser usada para reposição seria liquida em spray , pois você somente pulveriza evitando a força mecânica nos fios.

Meninas, tem mais viu… no próximo domingo a Camila vai contar quais os melhores antioxidantes para proteger o fio.

Beijos
Boa semana.

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana