5 Receitas de Cauterização que fazem Sucesso

5 Receitas de Cauterização que fazem sucesso

Oi gente! Tão boas? Cauterização é a palavra chave pra muitas meninas que gostam do cabelo liso e querem mantê-lo assim, sem ter que fazer químicas. Porém a cauterização, na verdade, não tem essa proposta, pois é uma técnica de tratamento que pode ser utilizada também por quem tem cachos. 


A falsa impressão do “liso” ocasionada pelo uso da chapinha, nesse tratamento, passa a ideia de que só os cabelos lisos ou ondulados possam utilizar, mas não é exclusividade utilizar a chapinha pra essa receita! E por conta disso procurei aqui as 5 receitas de cauterização que bombam na internet e podem ser utilizadas por qualquer tipo de cabelo.


Tem muitas receitas de cauterização na internet, a única coisa que todas tem em comum é o creme branco e a queratina, mas diferenciam-se no passo a passo e também alguns ingredientes adicionados ou retirados.


É pra usar ou não a chapinha?

cauterização

A cauterização te da a falsa impressão de “alisar” o cabelo com o uso da chapinha, porém, a queratina que é o ingrediente mais importante da receita NÃO precisa de alta temperatura pra chegar ao córtex e tratar danos no fio, como a própria química da K-Pro disse, é só nomemclatura que colocaram para uma técnica de tratamento.

Porque o fato de “cauterizar” não significa que vai queimar seu cabelo, chapar, ou mantê-lo assim, aliás, essa técnica de tratamento tem durabilidade na resistência do cabelo, vai deixar o fio mais forte e mais resistente principalmente nas pontas, mas logo após lavar o cabelo se mantém com o peso do tratamento, o liso já é outra história.

Eu gosto de receitas fáceis porque minhas leitoras mal tem tempo de parar durante o dia, com 5 receitas de cauterização fáceis e acessíveis pra fazer, todas podem se jogar no fim de semana, que aliás, é o tempo perfeito pra fazer essas cauterizações.


Ingredientes básicos


  1. Shampoo antí-resíduos;
  2. Queratina;
  3. Creme de tratamento branco;

1. Cauterização sem creme de tratamento

Achei essa receita aqui no blog da Adri, é bem mais fácil que todas as outras porque você não enxagua nada! (aqui).

Passo a passo:
  1. Lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos;
  2. Secar o cabelo com secador deixando-os úmidos;
  3. Aplicar a queratina líquida mecha a mecha no fio, enluvando para melhor aproveitamento da queratina;
  4. Fazer uma escova no cabelo.
  5. Após a escova aplicar o leave-in de queratina;
  6. Fazer chapinha;
  7. É recomendável ficar 3 dias sem lavar os cabelos.

Observações: Gente, a queratina tem que ser termoativada ok? Se ela for protetora, sem enxague pode utiliza-la antes e depois da escova certo? Dose dobrada de queratina. 
Para cacheadas pode secar o cabelo com difusor;

2 - Cauterização Caseira com Bepantol sem enxague

Essa dica é do Blog Juro Valendo e ela alia produtos da mesma marca pra fazer a receita de cauterização caseira com Bepantol, o que é super válido porque sendo da mesma linha um produto completa o outro e reforça nutrientes (aqui).

Passo a passo:
  1. Lavar o cabelo com shampoo antí-resíduos;
  2. Aplicar máscara reconstrutora e deixar a pausa da máscara;
  3. Misture 15 ml de queratina líquida, 15 ml de Bepantol e 5 ml de protetor térmico;
  4. Aplique a mistura no cabelo todo e deixe pausar durante 15 minutos;
  5. Sem enxaguar a mistura, faça uma escova no cabelo;
  6. Quando os fios estiverem totalmente secos faça a chapinha;
  7. Não lavar o cabelo por 48 horas;

Observações: Se a queratina líquida for termo ativada não é preciso utilizar também o protetor térmico.
Para cacheadas pode ser feito a secagem com secador e difusor, não é necessário fazer uso da chapa.

3- Cauterização Caseira com Bepantol com enxague



Observações: A lavagem após o uso da queratina é pra deixar cabelos mais soltinhos e maleáveis, por isso é utilizado uma máscara hidratante e não é utilizado o shampoo. O tratamento fica e não sai na água podem ficar tranquilas. 
Não tem essa de qual receita é certo ou errada, você pode enxaguar o tratamento ou não como a dica da Ju acima, o que precisa entender é que a coisa da aplicação da queratina de todo jeito vai tratar seu cabelo.
Para cacheadas você pode secar o cabelo em temperatura quente, no lugar de usar a chapa ou se preferir só coloque uma touca de alumínio e aguarde o tempo necessário para o enxague;

4- Cauterização com Semi di Lino

Essa cauterização já foi indicada por uma amiga que trabalhava numa loja de cosmético, meu único problema foi não gostar do cheiro daquela ampola semi di lino da Alfaparf e nesse caso você pode acrescentar outra, que nutra ainda mais a cauterização, então pode colocar da Loreal, ou outra ampola que seja cremosinha e líquida e não só a base de silicones.

Passo a  passo:
  1. Lava o cabelo com antí-resíduo;
  2. Mistura num borrifador a queratina líquida e a ampola, borrifa por todo o cabelo;
  3. Aguarde 10 minutos com a mistura no cabelo e aplique um condicionador por cima e enxague;
  4. Aplique um defrizante termoativado e faça uma escova;
  5. Deixe dois dias sem lavar os cabelos;

Observações: Hoje da pra fazer essa cauterização sem condicionador e sem enxague, basta utilizar uma queratina termoativada e a ampola da Alfaparf Midollo que é sem enxague.
Para cacheadas no lugar da escova seque com o difusor.

5- Cauterização completa

Hoje em dias as coisas estão bem fáceis e a cauterização não esta sendo tão cotada. Porque muitos finalizadores são a base de queratina e com proteção térmica o que garante, selagem, tratamento e proteção, as empresas tem feito kits de produtos para fazer essa cauterização em casa, coisa do Richée que eu testei e continuo usando e amando os produtos. (aqui).


  1. Lave os cabelos com shampoo;
  2. Borrife a queratina em todo o cabelo;
  3. Aplique a máscara reconstrutora e aguarde o tempo de pausa determinado;
  4. Enxague o cabelo;
  5. Borrife a queratina termoativada no fio;
  6. Seque com secador ou faça uma escova;

Observações: É claro que cada empresa tem seu passo a passo, dependendo dos produtos. Mas quando a queratina é termoativada e pode ser usada com enxague ou sem enxague então você pode utiliza-la de várias formas sem precisar necessariamente fazer cauterização todo mês.

Vamos lembrar que as receitas de cauterização não são para cabelos naturais, e sim cabelos danificados por desgastes extremos de químicas sucessivas.

Mas olha... se tu faz a coisa diferente passa a dica aí gente, vamos compartilhar!

Mais Dicas:




Este conteúdo é original de PnC