Meu Cabelo Não segura Tinta!

Cabelo Não segura Tinta

Oi gente! Tão boas? Hoje o post aqui é de ajuda. E pedi pra Técnica química Adriana Freitas me ajudar nessa dúvida de uma leitora: " Meu cabelo não segura tinta!".


Tem muita matéria no Blog que teve a ajuda de técnicos químicos e profissionais de beleza. Mesmo depois que acabou essa fase do perguntas e respostas, ainda assim, ocorrem muitas dúvidas sobre algumas coisas.

Recebi uma pergunta interessante aqui por esse dias: quando o cabelo não segura tinta. Não é uma dúvida de hoje, então pra ajudar todas de uma vez, fui falar com a querida Adriana (Lokelani) técnica química e criadora de escova progressiva, pra ajudar a gente entender o que esta acontecendo pro cabelo não segurar tinta!!


A pergunta: meu Cabelo Não segura Tinta!


Aliás meninas… sobre perguntas aqui no blog, só consigo responder os comentários pelo intense debate. As perguntas pelo facebook eu nem sempre recebo a notificação, e acaba que muita gente fica sem resposta, e achando que eu não quero responder, mas é porque não vi mesmo e quando vou ver já passou muito tempo e não pude ajudar a pessoa. Então se quer uma resposta rápida, por email, formulário de contato ou intense debate, direto na página no face, ok?




Cabelo Não segura Tinta
 

Resposta da técnica química Adriana Freitas

Acho que o maior problema da colega está mesmo ligado aos cabeleireiros.

Acredito que eles não possuam muita experiência com o tipo de cabelo dela e acaba usando uma OX muito baixa ou por muito pouco tempo. Aí não dá tempo suficiente da mistura de OX com pó descolorante fazer o efeito desejado de destruir a molécula que dá a cor internamente aos fios (a melanina) e com isso, quando é aplicado a cor , não dá pra reação da da tintura fazer o efeito desejado.

A água oxigenada mistura naquela bisnaga de tintura vai reagir através de uma reação química de oxi-redução e para isso precisa de tempo.

Por isso que quando você mistura na cumbuca a misturinha é branca e depois de 40 minutos no cabelo fica marrom (ou vermelho ou preto ou da cor que era pra ser).

Também mudaria de cor da mesma maneira se ficasse na cumbuca pelos mesmos 40 minutos. Durante esse tempo as moléculas entram no córtex e devem reagir lá dentro, quando reagem a molécula cresce e se expande (igual a ação do fermento no bolo). Quando atinge seu tamanho final, com a cor que vemos após o tempo de pausa, essa molécula está tão grande que não consegue mais sair do córtex, não tem espaço mais para passar para a cutícula, ela “inchou” lá no córtex e é lá que vai ficar.

Mas lá só cabe uma única molécula de cor. Se a cor original do cabelo está lá intacta fica bem mais difícil a tintura fazer o efeito desejado de cor.

Por isso que muitas vezes a moça tem o cabelo bem castanho e compra aquela tintura vermelha linda e fica longe do desejado. O caminho certo seria descolorir primeiro e depois pintar.

Mas em casa a gente já compra a tintura e passa no cabelo e nunca fica igual.

(ah sim, pra mim tudo que precisa misturar com água oxigenada é tintura, não existe isso de tonalizante que mistura uma bisnaga de creme com OX, isso é tintura mesmo.)

Então ACHO que a moça deveria descolorir o cabelo mesmo, sem medo, depois usar uma marca bem da boa de tintura, por uma profissional que saiba bem como aplicar e tal (que já vi gente que mistura na cumbuca e vai bater papo e vem pra aplicar uns 15 minutos depois de já estar com o negócio misturado na cumbuca!!!), e uma boa selagem pós tintura ajuda também a segurar a cor.

Mas tudo isso é só um achismo porque precisaria ver e tocar as madeixas dela, fazer um bom teste de mecha (sempre muito recomendado!) pra ter um diagnóstico mais certeiro, sem tanto achismo.

Pede pra moça buscar um salão top, com colorista de ponta pra ter certeza que vai funcionar e ficar como ela deseja. Deve valer a pena o investimento.


Mais uma vez obrigada pela resposta Adriana!! Espero que tenha ajudado muitas meninas!


Quem quer ver mais perguntas respondidas pela Adriana aqui no Blog, veja aqui:

>>>Progressiva e a coloração
>>>Feridas e queimaduras de escova progressiva
>>>Cheiro ruim da progressiva
>>>Reação alérgica - o que fazer?

Este conteúdo é original de PnC - Teve a colaboração da Técnica química Adriana Freitas da empresa Lokelani.

Nenhum comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana