7 Passos atrás de um couro cabeludo Saudável

couro cabeludo Saudável

Oi gente! Tão boas? Todas estamos atrás de um couro cabeludo Saudável, porque essa é a mágica para um bom crescimento de cabelos.


De tudo que fazemos nos cabelos, inúmeras vezes, nada prejudica tanto seu crescimento, instantaneamente, quanto os danos e agressões ao couro cabeludo.

O comprimento do cabelo se transforma, se detona, fica em pedaços, as vezes é recuperado, e na pior das hipóteses o corte tira muito do que esta ruim, mostrando um cabelo novo.

Agora, um problema com o couro cabeludo é a longo prazo, não da pra cortar, nem reparar imediatamente. Com a sensibilidade no couro cabeludo, nenhum problema é tão facilmente reparado, os cuidados vão desde produtos específicos, lavagens, e até restrição ao uso de tratamentos cosméticos.



Leia Também:

Busquei 7 passos básicos para auxiliar no bom desenvolvimento capilar, objetivando o fortalecimento do folículo e seu crescimento natural.


Para um couro cabeludo Saudável

1. Higienização
A suavidade da lavagem não esta na adstringência de um produto, remover sujidades num bom produto também significa doar nutrientes nessa limpeza. Mesmo em caso de lavagens diárias e cabelo oleoso, o bom tratamento do couro com produtos específicos promovem refrescância e tratamento anti-caspa e oleosidade. 

Estimular o couro cabeludo com suave esfoliação a cada 15 dias garante desobstrução dos poros e higienização completa para um crescimento saudável.

2. Massagem
A massagem capilar não pode ser nem tão forte e nem tão fraca que o couro não seja estimulado. Embora a oleosidade transcorra também do estimulo com massagens, parte desse tratamento com as mãos o bom crescimento dos cabelos.

O ideal é a massagem circular, com leve pressionamento dos 4 dedos juntos apoiado com o polegar, começando nas laterais e em partes do couro cabeludo.

3. Secagem
O ideal é jato frio para secagem dos cabelos, não considerando 100% de secagem, é importante deixar o couro cabeludo secar naturalmente quando os fios já estão sensibilizados. Nos encaracolados, apenas 50% de secagem com difusor nas pontas é o suficiente para modelagem, o resto do cabelo é melhor que seque ao natural, com cremes de tratamentos para dar forma e reparar.

4. Escovação
Como que a escovação prejudica o crescimento do cabelo e o couro cabeludo? Simples. Pela tração, é fato que a escovação não arranca só pontas e fios quebrados, os fios que estão a ponto de cair, saem mais facilmente com simples “puxões” dessas ocasiões.

Não necessariamente vai perder cabelos com escovações, o problema esta no procedimento diário, aleatoriamente e com a emoliência que precisa pra se fazer uma boa escovação não se perde fios dessa maneira.

5. Alimentação
Pronto. Esse é o passo fundamental para cabelos ótimos e crescimento normal. Obrigatoriamente precisamos de vitaminas porque muitas delas não produzimos, as deficiências de nutrientes no organismo causam queda e uma diversidade de problemas sendo físico ou até emocional.

Não se falaria tanto em comer equilibrado, ter hábitos saudáveis, se não fosse isso o maior fator para uma vida cheia de energia, pele e cabelos bonitos.

6. Cuidados
Os cuidados com o couro cabeludo além de todos citados acima também esta em como tem sua rotina capilar de tratamento ou hábitos que não favorecem o crescimento capilar.

No caso de rotina de tratamento, convém lembrar que dormir com o cabelo molhado não favorece a oxigenação do couro cabeludo, sendo abafado, molhado, ao travesseiro, causando fragilidade de novos fios pela umidade constante aliada ao suor.

O hábito de usar bonés também não favorece essa oxigenação que o couro cabeludo precisa para secar, crescer, e obter vitaminas próprias do sol em horários específicos, que estimulam um bom crescimento, caso da Vitamina E. 

7. Tratamentos
Tratamentos no couro lesionado e com coceira é com dermatologista, assim como cortes químicos que tiveram perda de fios devem ser tratados com estimulação de crescimento e produtos específicos para neutralizar o efeito químico.


Tratamentos estimulantes do crescimento todas podem fazer, acima de tudo com lavagens, massagens, e loções que doam ao fio ativos importantes para seu crescimento.


Leia mais sobre loções para crescimento capilar:
Beijos