Corte químico das loiras!

Corte químico das loiras

Oi gente! Tão boas? Tem alguns "casos" que as meninas me contam por aí que tem que ser falado. Tem que falar até cansar, e isso valer como um alerta para evitar o Corte químico das loiras e também para desistência do loiro. É realmente triste falar que tem pessoas que não podem ficar platinadas, mas é bem melhor manter seus cabelos saudáveis do que vê-los "derretidos" na sua mão!





As colorações sucessivas

Ta pensando que corte químico é só quando a química da progressiva entra em contato com alguma química já do seu cabelo? Né só isso não amores!

A quebra do fio por química não significa que é só de progressivas e alisamentos as químicas prejudiciais. O Corte químico das loiras acontece também por altas volumagens de oxidantes, que são químicas, e também degradam, estragam, e mudam a estrutura do cabelo e sua composição. Significa que a "quebra" química também acontece por colorações sucessivas!

Um conto - sem aumentar um ponto!
De fato isso das colorações sucessivas e escuras não era pra ser um problema para a desejada loirisse! Mas essa foto aí do post mostra claramente o que aconteceu a uma amiga, e acredite ela só usava colorações escuras!!! Essa coloração escura ela passava tipo a cada 15 dias, ou menos, dependia dos fios brancos que apareciam, os cabelos dela estavam sempre pretos e bonitos, grossos sabe? Aquele cabelo viçoso? Pois é, mas bastou TENTAR fazer um ombré pra ter seus cabelos derretidos! E ter seu cabelo da cintura cortado na nuca!! 

Oxidantes e descolorantes não são iguais!

Você pensa que todo oxidante é igual e que descolorantes só tem a função de "dizimar" com a cor do cabelo? Descolorantes, oxidantes são diferentes, tem o pH diferentes, aliados com a tintura não são somente cor que removem do fio são todas suas proteínas!

Vamos contabilizar a coisa toda! 

Os tipos de cabelo tem pH diferente, em média o pH é 5 (numa escala onde 7 é neutro), coloca nesse cabelo o pH 11 da tintura (é uma média ta meninas? Mas é por ai!); soma nessa conta o descolorante com pH alcalino (acima de 7),  e devo dizer que são diferentes e os pHs mudam conforme a marca; coloca ainda mais o oxidante que também altera a cutícula (pH modificado) imagina tudo isso no cabelo e conside apenas uma aplicação num cabelo natural!!

Agora imagine aquilo tudo num cabelo com danos, poroso, cutículas desgastadas, é isso que chamamos de "treva" no cabelo loiro, não é a toa que muitas após uma única descoloração ficam com o cabelo voando, cheio de porosidade e ressecamento e fino além da conta! Pensa na foto ali em cima e vê o que aconteceu quando o descolorante agiu no cabelo danificado de colorações sucessivas!!!!! 

Gente, mas o problema não é só aquele saquinho de farmácia que compra pra descolorir o cabelo, existe tecnologia e mesmo que esse saquinho seja a treva comparando com um semi-profissional ou um profissional e importado, ainda há inúmeros fatores para contar num cabelo que pode ser descolorido sem ter o famoso corte químico das loiras!

Enfim, de qualquer maneira (BOM OU NÃO) o descolorante NÃO separa a parte proteica do fio ta entendendo? Remove tudo, quando remove numa só vez, pode ser até três vezes pra ter aquele cabelo branquinho daí... sua história capilar muda totalmente!


Alerta! Corte químico das loiras!

Embora tratamos colorações como químicas amenas, elas não são! O oxidante desgasta o cabelo, o cabelo é tecido morto e tinta sobre tinta é a perdição pra um cabelo saudável então simplesmente "pode" acontecer isso do corte nas pontas e com descoloração, a perda do cabelo!

Em quem acontece?

O que leva em conta num caso desses são:

  1. As colorações em curto espaço de tempo (a cada 15 dias), mesmo que escura vão danificar o fio e degradar sua estrutura; O corte químico, a quebra do fio, também ocorre pela sucessão de tinta, 
  2. O cabelo danificado, quebradiço nas pontas é um "aviso" que o cabelo não aguentará química nenhuma, muito menos descolorante;
  3. A falta de tratamento deixa o cabelo oco e MASCARADO por fora, com brilho e sem caimento, peso, elasticidade e sem tudo isso e resistência o cabelo não passa nem no teste de mecha;

Teste de mecha obrigatório

Se a própria coloração pode deixar cabelos derretidos na mão com os descolorantes o que será uma química de alisantes com um cabelo poroso e danificado? E ainda tenho receio de falar de algumas progressivas, porque você junta o cabelo com danos, quebradiço, progressiva e tenta descolorir a coisa não vai sair boa!
Quando falamos em teste de mecha, não é balela. Mas como comprar o produto só pra fazer teste de mecha? Ai que entra o profissional né meninas?

Porque eles tem todo tipo de  produto para o cabelo e pra eles é obrigatório realizar o teste porque a maioria das pessoas não sabem nem o que passou ou o que passaram no seu próprio cabelo, basta lembrar daquela historia do condicionador de redutor utilizado no salão!!!

Portanto, como não canso de dar dicas sobre meu cabelo loiro aqui, não deixo de dar os cuidados para quem possa ou não fazer essas experiências. Embora mantenho o tom do cabelo loiro somente com colorações, matizadores, tonalizantes tem um espaço de tempo aí para o cabelo aguentar, não faço descolorações há mais de ano, e trato o cabelo sempre utilizando queratina, aminoácidos, proteínas na minha rotina capilar, e também conta a suplementação de vitamina e os cuidados com modeladores.



Beijos