“Meu cabelo é grosso, quero afinar!”

mulher cabelo grosso e volumoso


    Oi gente! Tão boas? Vamos falar dos cabelos grossos? Até porque veio pergunta por email sobre isso: Meu cabelo é grosso e quero afinar!

   Não estou falando do meu cabelo meninas. Meu cabelo já é fino, nasceu assim o coitadinho, péssima estrutura, desmedulada e frágil, porém forte ao mesmo tempo pra aguentar tanta coloração durante anos, e agora até descoloração!! As vezes acho que tenho sorte!  Nessa mesma vibe que eu, muitas mulheres querem engrossar o fio ralo e miguado e ter mais peso no cabelo loiro.


    Não estamos satisfeitas nunca! 

    Outra parte de pessoas já não aguentam o peso do fio e a grossura; assim, pesado e cheio, querem “afinar” a coisa toda.

Saiba Mais:

O tempo afina o cabelo? 

    A boa noticia para quem quer afinar o fio é que isso vai acontecer normalmente. Com o tempo, idade, e as próprias ações químicas, mecânicas que fizer no fio, seja após os cabelos grossos e brancos nascerem, ou até antes, o cabelo ganhará uma certa finura consequentemente também de alimentação e hábitos. 

    Inevitavelmente nosso cabelo mudará conforme a idade, sejamos realistas que isso vai acontecer pra todo mundo, dependendo da genética mais cedo pra uns que para outros. 

    Mas tem pessoas que não querem esperar o tempo passar pra ver a finura desse fio e querem pra já uma nova estrutura.

Pra quem quer afinar o fio 

    A melhor opção para "afinar" o cabelo grosso e volumoso, denso é o tipo de corte. 

    Os profissionais tem tesouras dentadas que garantem o mesmo corte, com menos densidade e redução de volume. Tirando parte de suas camadas.


tesoura pente e escova dentada
“Meu cabelo é grosso, quero afinar!”


    Essa tesoura é específica para fazer o corte do cabelo grosso, uma vez, que não serve para diminuir comprimento. O deslize da tesoura garante a redução perfeita para fios muito pesados e cheios.

Receitas para afinar 

    Tem receita de hidratação com açúcar para afinar os fios, não tenho certeza desse tratamento no cabelo, assim como o vinagre que também utilizam com a mesma finalidade. Ou mesmo os acidificantes que não indicam usar diariamente, mas a pessoa já usa com essa finalidade.

    E tem até alguns ingredientes hoje, presentes em produtos que chama de Botox, Selagem, e no rótulo, não tem nada demais e nem fala que é química, mas que tem a gente sabe que tem. Só não registram neste "grau" por conta de não serem suficientemente considerados modeladores de fio.

Outra dica legal é usar produtos redutores de volume. Tem dicas aqui no Blog para reduzir volume com tratamento. Porém o uso de produtos não interfere na espessura do fio, reduzindo somente a sua forma mais cheia.

Cabelo é grosso e com químicas recentes 

    Pra quem tem cabelo grosso e faz químicas constantes no cabelo lembre-se que o tratamento é diferenciado para tratar em função dessa química. 

    Por isso, não pense só em afinar o fio intensificando a química antes da hora, com pausas curtas entre uma e outra química, pense que cabelo é tecido morto e precisa de resistência.


Fica Dica pra resistência! 

    Vamos esquecer todas as dicas e pensar que você prefere ficar fazendo progressiva, acima de progressiva pra tirar de uma vez o volume e afinar a coisa toda com tanto acidificante! Então minha filha, tu precisará de mais nutrientes que cabelos naturais tem, o negócio é doar o máximo cabelo precisa, queratina, aminoácidos, proteínas e óleo aliado. 

    Como fazer? 

    1) Mascara reconstrutora semanalmente intercalado com máscara reparadora com aminoácidos ou óleos e proteínas; 
    2) Óleo vegetal para umectação até 2 vezes por semana, conforme danos de ressecamento; 
    3) Cauterização ou queratinização a cada 10 ou 15 dias; 
    4) Corte das pontinhas a cada 3 meses; 
    5) O resultado do tratamento não depende só da lavagem, se não proteger o cabelo não vai ver resultados. 


Beijos

Este conteúdo é original de PnC

Um comentário

Bem-vindas!! Suas lindas e lindos!!! Pode perguntar, as vezes demora pra responder mas eu chego pra ajudar!
Beijos
Lucy Viana